Novas perspectivas para a vacina terapêutica contra o HPV

De acordo com o Ministério da Saúde, 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas pelo HPV. Saiba mais.

Em países em desenvolvimento, como o Brasil, a incidência de infecção pelo papilomavírus humano (HPV) continua crescendo, mesmo com o advento da vacina. De acordo com o Ministério da Saúde, 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas pelo HPV. Sendo este vírus o responsável pelo câncer de colo uterino, é de suma importância trabalharmos na prevenção da infecção e na reincidência de lesões. 

Em junho de 2022 foi publicada uma revisão crítica da literatura sobre a vacina terapêutica contra o HPV, na revista Medicine. Os autores realizaram uma revisão com o objetivo de analisar a eficácia da vacina contra o HPV no tratamento de lesões do trato genital inferior feminino e sua possível aplicação na prática clínica.  

HPV

Resultados

O desenvolvimento de vacinas terapêuticas representa um desafio interessante para o tratamento da infecção pelo HPV do trato genital inferior. Segundo os pesquisadores, os dados apontam que a proteína L2 pode ser um alvo importante e promissor no desenvolvimento das vacinas terapêuticas contra o HPV, mas os possíveis pontos fortes e a longevidade incerta da resposta do sistema imunológico L2 são fatores a serem considerados antes do uso clínico. Desse modo, a vacina contra o HPV pode diminuir a chance de reincidência de lesões causadas pelo vírus tanto no trato genital, quanto na cavidade oral e no reto.

Leia também: Devemos estender o intervalo do screening de preventivo com testes primários para HPV?

Mensagem prática

Mesmo com essas evidências, são necessários mais estudos para elaborar um protocolo do uso terapêutico da vacina contra o HPV, para sabermos se realmente existe a diminuição de reincidência de lesões e de evolução para câncer de colo uterino. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Gardella B, Gritti A, Soleymaninejadian E, Pasquali MF, Riemma G, La Verde M, Schettino MT, Fortunato N, Torella M, Dominoni M. New Perspectives in Therapeutic Vaccines for HPV: A Critical Review. Medicina (Kaunas). 2022 Jun 28;58(7):860. doi: 10.3390/medicina58070860. PMID: 35888579; PMCID: PMC9315585.