Novas recomendações para rastreio de câncer de pulmão

O câncer de pulmão é a principal causa de mortes por câncer em todo o mundo. A USPSTF alterou recentemente as recomendações de rastreio.

O câncer de pulmão é a principal causa de mortes por câncer em todo o mundo, tanto em homens quanto em mulheres. Em fases mais avançadas, o prognóstico do câncer de pulmão geralmente é ruim, com uma taxa de sobrevida geral em cinco anos de 20,5%. No entanto, em estágio inicial, tem melhor prognóstico e é mais passível de tratamento. Neste contexto, o rastreio é um ponto importante a ser considerado.

enfermeiro fazendo tomografia de rastreio de câncer de pulmão

Rastreio para câncer de pulmão

A U.S. Preventive Services Task Force (USPSTF) expandiu recentemente sua recomendação de rastreamento do câncer de pulmão para os americanos. Agora será indicado o rastreio (triagem anual com tomografia computadorizada de baixa dosagem) para todos os adultos de 50 a 80 anos com história de tabagismo de 20 maços-ano e que atualmente fumam ou pararam de fumar nos últimos 15 anos (recomendação de grau B).

Como era a recomendação anterior?

A recomendação anterior era do ano de 2013, quando a USPSTF orientou o rastreamento anual do câncer de pulmão com tomografia computadorizada (TC) de baixa dosagem em adultos de 55 a 80 anos que fumam atualmente ou que fumaram com história de carga tabágica de 30 maços-ano e pararam de fumar nos últimos 15 anos (recomendação grau “B”).

Esta atualização teve como base um estudo que constatou que o rastreamento com as recomendações atuais estaria associado a uma maior redução na mortalidade por câncer de pulmão do que os pontos de corte anteriores (redução de 13% vs. 10%).

Quando interromper o rastreamento?

O rastreamento deve ser interrompido assim que a pessoa não fumar por 15 anos ou desenvolver um problema de saúde que limite substancialmente a expectativa de vida ou a capacidade/vontade de fazer uma cirurgia pulmonar curativa.

Mensagem prática

A USPSTF passa a indicar o rastreio (triagem anual com tomografia computadorizada de baixa dosagem) para todos os adultos de 50 a 80 anos com história de tabagismo de 20 maços-ano e que atualmente fumam ou pararam de fumar nos últimos 15 anos.

Vale ressaltar que esta atualização é com base em estudos na população americana e que, no Brasil, precisamos ponderar o custo-benefício desta conduta a nível populacional. Porém, há base científica para indicar este tipo de rastreio de forma individualizada para pacientes que tenham possibilidade de acesso ao exame.

Leia também: Nova imunoterapia para pacientes com câncer de pulmão

Referências bibliográficas:

  • US Preventive Services Task Force. Screening for lung cancer: US Preventive Services Task Force recommendation statement. JAMA. Published March 9, 2021. doi:10.1001/jama.2021.1117
  • Henderson LM, Rivera MP, Basch E. Broadened Eligibility for Lung Cancer Screening: Challenges and Uncertainty for Implementation and Equity. JAMA. 2021;325(10):939–941. doi:10.1001/jama.2020.26422

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.