Quais temáticas podem ser abordadas? [Novembro Azul]

O mês de novembro é marcado pelo incentivo e conscientização da saúde do homem e por essa razão o chamamos de “Novembro Azul”.

O mês de novembro é marcado pelo incentivo e conscientização da saúde do homem e por essa razão o chamamos de “Novembro Azul”, com o objetivo de refletir e estimular os homens a cuidarem de si. Essa temática é de grande importância para a Saúde Pública, pois somente uma pequena parte da população masculina procura as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nesse sentido, o acesso em saúde da população masculina costuma estar relacionado a comorbidades pré-existentes e raramente com objetivo de prevenção/promoção à saúde.

Leia também: Novembro azul: a saúde mental de homens com câncer de próstata

Atendimento

A maioria dos homens alega que o horário de funcionamento das UBS não é acessível a eles, visto que durante o horário de expediente também estão em serviço. A fim de evitar esse transtorno, o Ministério da Saúde (MS), por meio da Portaria Nº 397, de 16 de março de 2020, cria o Programa Saúde na Hora, com incentivo ao financiamento de municípios que possuem UBS com funcionamento mínimo de 60 horas semanais.

Considerando o aumento do horário de funcionamento das unidades, é possível garantir um acesso aumentado à população masculina, entretanto também é imprescindível que haja oferta de ações e serviços voltados a população masculina. Frente a essa realidade observa-se que, apesar da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem existir desde 2009, a promoção da saúde ao público masculino ainda é pouco abordada.

Ações direcionadas

Grande parte das ações e divulgações são relacionadas ao câncer de próstata, que é a segunda maior causa de óbitos no Brasil por neoplasias. Entretanto, outras temáticas que valem o destaque são: outros cânceres (traqueia, brônquios, pulmão, por exemplo, são a primeira causa de óbito por neoplasias); doenças cardiovasculares; doenças pulmonares; uso excessivo do álcool, tabaco e outras drogas, inclusive suas consequências; infecções sexualmente transmissíveis; paternidade; acidentes de trânsito e causas relacionadas à violência. Cabe destacar que a maior causa de óbito é com relação à fatores externos, que podem ser acidentes de trânsito, violência autoprovocada ou suicídio e apresentam maior incidência entre 15 e 40 anos. Considerando a situação epidemiológica relatada, o terceiro domingo do mês de novembro é o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito, e junto a outras ações do mês contribuem para a redução dos óbitos por acidentes de trânsito.

Ouça mais: Novembro Azul: quando devemos rastrear e tratar o paciente com câncer de próstata? [podcast]

Dessa forma, é importante que os profissionais de saúde, que atuam nas UBS, garantam acessibilidade e promovam ações de reflexões e incentivo à saúde do homem. Para isso, é indispensável que haja uma mudança de paradigma, a fim de conduzir os homens, mais especificamente os jovens, no cuidado de sua saúde e na prevenção de acidentes e violências.

Referências bibliográficas:

  • Ministério da Saúde (BR). Portaria nº 397, de 16 de Março de 2020. Altera as Portarias de Consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, nº 5 de 28 de setembro de 2017, e nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre o Programa Saúde na Hora, no âmbito da Política Nacional de Atenção Básica. Brasília, DF: Ministério da Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2020/prt0397_16_03_2020.html. Acesso em: 15/11/2021.
  • Florianópolis. Política Nacional de Atenção Integral a saúde do homem. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2018. Disponível em: https://antigo.saude.gov.br/images/pdf/2018/novembro/07/livroPol–ticas-2018.pdf. Acesso em: 15/11/2021.
  • Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Como envolver o homem trabalhador no planejamento reprodutivo, pré-natal, parto e desenvolvimento da criança. Brasília, DF: Ministério da Saúde. 2018.
  • Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem : princípios e diretrizes. Brasília, DF: Ministério da Saúde. 2009.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades