Novembro roxo: Dia Mundial da Prematuridade

A prematuridade é a principal causa de óbito em crianças menores de 5 anos. Em quase todos os países, as taxas de nascimentos prematuros estão aumentando.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 15 milhões de bebês nascem prematuramente a cada ano. Isso é mais do que um em cada 10 bebês. Infelizmente, aproximadamente 1 milhão de crianças morrem anualmente devido a complicações do parto prematuro e muitos sobreviventes enfrentam uma vida inteira de desafios, incluindo dificuldades de aprendizagem e problemas visuais e auditivos.

A prematuridade é a principal causa de óbito em crianças menores de cinco anos. E, em quase todos os países com dados confiáveis, as taxas de nascimentos prematuros estão aumentando. Ademais, as desigualdades nas taxas de sobrevivência em todo o mundo são expressivas.

Em contextos de baixa renda, metade dos bebês nascidos com menos de 32 semanas morre devido à falta de cuidados viáveis e econômicos, como calor, apoio à amamentação e cuidados básicos para infecções, e dificuldades respiratórias. Em países de renda mais alta, quase todos esses bebês sobrevivem. Para a OMS, o uso subestimado da tecnologia em ambientes de renda média está causando um aumento da carga de incapacidade entre os bebês prematuros que sobrevivem ao período neonatal.

Fundado em 20082, o Dia Mundial da Prematuridade (World Prematurity Day – WPD) é comemorado internacionalmente em 17 de novembro para promover o reconhecimento da prematuridade como importante problema de saúde pública, além de aumentar a conscientização sobre os desafios enfrentados pelo bebês prematuros e suas famílias.

A cor roxa é usada para simbolizar o mês de novembro, considerado mês da prematuridade, e representa sensibilidade e individualidade, particularidades dos bebês prematuros. Além disso a cor roxa também significa transformação. Para mais informações em português sobre o Dia Mundial da Prematuridade, acesse este link.

Como forma de participar da campanha Novembro Roxo, fizemos diversas publicações sobre a prematuridade no Portal PEBMED ao longo do mês. Confira:

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades