Novembro roxo: o mês da prematuridade

O roxo foi escolhido para o mês de novembro a fim de simbolizar a causa e representar a sensibilidade e a individualidade do bebê prematuro.

Novembro roxo é o nome dado ao movimento criado para a sensibilização das pessoas quanto à prematuridade. O roxo é a cor símbolo da causa e representa a sensibilidade e a individualidade do bebê prematuro, além da transformação sofrida por cada um desses bebês.

Leia também: Modelo de predição de parto prematuro para mulheres em trabalho de parto prematuro

Novembro roxo o mês da prematuridade

Data mundial

A comemoração ainda conta com o Dia Internacional da Prematuridade, celebrado globalmente em 17 de Novembro. O dia foi instituído em 2009 e este ano, tem como tema “Separação zero: aja agora! Mantenha pais e bebês prematuros juntos!”, a campanha alerta para a separação zero entre mãe e filho prematuro, de forma que a mãe fique internada para acompanhar o recém-nascido e que o pai tenha livre acesso.

É considerado prematuro o bebê que nasce antes de 37 semanas. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o 10º lugar entre os países com os maiores registros do caso. Em todo o mundo, são 15 milhões de crianças que nascem prematuras todos os anos. E a prematuridade constitui a primeira causa de morte em crianças menores de 5 anos.

Impacto da pandemia

Com a pandemia pela Covid-19, as mulheres com o diagnóstico positivo durante a gravidez possuem maior chance de ter o parto prematuro. Além disso, nas infecções confirmadas ou suspeitas, os bebês são separados de suas mães, o que os coloca em maior risco.

Apesar dos inúmeros benefícios conhecidos através do contato pelo método canguru, a interrupção é preocupante. Assim como na amamentação, sobretudo do prematuro, em que através do leite materno será fornecido todos os nutrientes necessários e o estabelecimento do vínculo, os riscos superam a chance do recém-nascido prematuro contrair a Covid-19 e deve-se sempre garantir práticas adequadas para prevenção de infecções.

Saiba mais: Estudo mostra bebês prematuros extremos que sobrevivem ao parto também melhoram os desfechos de neurodesenvolvimento

Diante disso, o Brasil enfrentou uma superlotação nos leitos de UTI neonatal devido uma legião de prematuros, muitas vezes órfãos de mães devido ao aumento no número de casos e internações em gestantes com a Covid-19.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, manter mães e bebês juntos pode salvar mais de 125 mil vidas. O contato pele a pele ajuda na evolução clínica e é um processo muito importante na formação cognitiva da criança.

Você já conhecia o Novembro Roxo e o Dia Mundial da Prematuridade? Use um adereço ou roupa nessa cor para demonstrar seu apoio à causa.

Para saber mais sobre neonatologia e outros temas, continue acompanhando aqui no Portal Pebmed e  no App Nursebook. Se você ainda não baixou, ele está disponível no App Store e na Play Store. Aproveite a nossa Black Friday!

Referências bibliográficas:

  • Organização Pan-Americana da Saúde. Nova pesquisa destaca riscos de separar recém-nascidos de suas mães durante a pandemia de COVID-19. Março, 2021.
  • Santos JMS, Nascimento JE, Lima RC, Araújo WBX, Borges AS, Alcantara, Soares AWM , Gomes CL, Andrade ARL. Prematuridade associada a complicações da covid-19: uma revisão integrativa. REAEnf,  Vol. 12, Jul-2021.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.