5 novidades da tecnologia na saúde que todo médico deve estar atento

As novidades da tecnologia na saúde surgem a todo momento, por isso os médicos precisam estar atualizados. Veja aqui quais são elas!

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Ao acompanhar as novidades da tecnologia na saúde, você consegue garantir uma experiência ainda melhor para os pacientes e conquistar vantagem competitiva no mercado.

Um estudo da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia enfatiza a importância dos médicos atualizarem constantemente sua educação médica, principalmente em assuntos como inovação e tecnologia.

“É necessário que os profissionais de saúde sejam capacitados e desenvolvam habilidades para incorporarem as tecnologias em sua prática. A tecnologia não pede “licença” para entrar. A tecnologia entra com respaldo dos usuários digitais, nesse caso, o Paciente Digital.”

Como as tendências da área mostram, a tecnologia nunca vai substituir os médicos, mas os profissionais que dominam o uso da tecnologia vão substituir aqueles que não dominam.

Para garantir que você está acompanhando as inovações tecnológicas da medicina, fique comigo neste artigo!

Conheça as 5 principais novidades da tecnologia na saúde

A área da saúde está sempre evoluindo, e é impossível conhecer todas as novas descobertas das especialidades. Entretanto, existem algumas inovações que se destacam para todos os médicos.

Veja a seguir quais são as novidades que você deve estar atento.

Tecnologia na saúde: médico com Inteligência Artificial

1. Algoritmos que detectam câncer de pele

Conseguir realizar um diagnóstico no estágio inicial da doença é fundamental para qualquer tratamento, principalmente para cânceres de pele.

Quase todos os cânceres de pele (melanoma e não melanoma) podem ser curados se houver detecção precoce

Portanto, ir ao dermatologista frequentemente e garantir a prevenção é fundamental para qualquer paciente. Porém, nem todas as pessoas conseguem ir anualmente a uma consulta.

Em 2020, por exemplo, muitos optaram por não ir ao dermatologista para realizar o distanciamento social. 

Um estudo do Global Melanoma Coalition estima que 21% dos cânceres de melanoma não foram detectados durante a pandemia em 2020, uma estatística preocupante para toda a área médica.

As teleconsultas foram fundamentais para os dermatologistas que conseguiram realizar atendimento a distância e garantiram o tratamento para seus pacientes.

Com a ajuda da inteligência artificial (IA), a tecnologia pode ir além da telemedicina e começar a diagnosticar pacientes com a ajuda de aplicativos médicos.

O Google lançou um aplicativo de dermatologia movido a inteligência artificial que analisa a pele do paciente e sinaliza quais são os próximos passos: se é necessário ir ao dermatologista ou não.

A inteligência artificial foi treinada com milhares de imagens de cânceres de pele, manchas e diagnósticos de dermatologistas que ajudam a treinar a IA.

Como o próprio Google afirmou, o aplicativo não substitui um atendimento dermatológico, mas ajuda os pacientes a marcarem uma consulta quando é necessário. 

A tecnologia funciona para todas as cores de pele mas ainda não foi regularizada, portanto, não está disponível no Brasil.

2. Drones que entregam medicamentos, descontaminam hospitais e monitoram os pacientes

Já imaginou poder entregar medicamentos para os pacientes sem precisar sair de casa? Com a ajuda dos drones, a área da saúde consegue ampliar seu atendimento para qualquer lugar do mundo.

O guia da UNICEF (Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância) sobre como os drones podem ajudar no combate à Covid-19 aponta três principais usos:

  1. Entrega e transporte.
  2. Descontaminação de áreas.
  3. Monitoramento da saúde dos pacientes.

A Zipline, uma startup norte-americana, usa drones para entregar suprimentos médicos em Ruanda desde 2016. 

Durante a pandemia, a China foi um dos países que usou essa tecnologia para enviar medicamentos aos pacientes.

Os drones também podem ser usados para desinfetar áreas como hospitais, centros de esporte e ruas da cidade, sem colocar nenhuma pessoa em risco.

O projeto The Vital Intelligence, na Austrália, usou drones para monitorar sinais de infecção da Covid-19 nos pacientes. 

É claro que essa tecnologia ainda pode melhorar e ser mais explorada, mas saber que podemos garantir serviços como entrega, descontaminação e monitoramento é um  verdadeiro alívio.

3. Aplicativo inteligente de combate à asma

Imagine o seguinte cenário: antes de começar seu treino na academia, Juliana conecta sua “bombinha para asma” em seu smartphone, abre um aplicativo médico e usa o inalador. 

Ao checar os dados do aplicativo, é sinalizada que a dose foi tomada corretamente e espera 30 segundos para começar os exercícios. Ela pratica as atividades físicas sabendo que não terá um ataque de asma.

Após correr na esteira, Juliana abre novamente o aplicativo, que está conectado com seu smartwatch, e analisa se seus sinais vitais estão normais, ou se ela precisa de um repouso preventivo. 

Todas essas informações estão conectadas a um relatório automático do software médico de seu cardiologista, que tem um histórico completo de seus sinais vitais. 

Parece uma realidade bem distante, mas a verdade é que ela está cada vez mais perto de se tornar uma realidade.

Inovações como AioCare e Hailie mostram que podemos unir a tecnologia ao combate à asma de uma forma inteligente, que traga mais segurança e qualidade de vida para os pacientes. 

Apesar de ainda não ser algo comum no Brasil, é uma novidade que com certeza vale acompanhar, não concorda?

4. Tecnologias focadas em alergias à comida

A comida é uma parte importante na vida de qualquer pessoa. Mas com a industrialização dos alimentos, muitas vezes comemos sem saber o que realmente estamos comendo.

Os médicos nutrólogos sabem melhor do que ninguém o quanto é difícil para os pacientes se prevenirem contra suas alergias.

Pensando nessa dor da área da saúde, vários aplicativos médicos começam a aparecer com o objetivo de combater e prevenir as alergias à comida.

O SensoGenic, por exemplo, usa um biossensor para detectar alérgenos alimentares. Com a impressão digital do paciente, ele busca reações aos alérgenos e anticorpos.

A ideia é que o aparelho funcione em smartphones, por meio de um aplicativo, e a previsão é que ele chegue ao mercado em 2022.

O Project Abbie é outra inovação nesse segmento do mercado. 

A empresa deseja desenvolver um dispositivo vestível inteligente (wearable) que identifica anafilaxia e injeta epinefrina automaticamente quando as pessoas não conseguem realizá-la por conta própria. 

5. Novas profissões na medicina

A inteligência artificial e os robôs vão substituir profissões manuais que podem ser automatizadas, mas eles também vão exigir que novas profissões apareçam na área da saúde. Entre elas:

  • Especialista em aprendizagem de máquina: para treinar as inteligências artificiais e demais algoritmos que são necessários para a criação de inovações tecnológicas, será necessário que os profissionais de saúde se especializem nesses campos;
  • Analista de dados da saúde do paciente: os wearables, dispositivos vestíveis inteligentes, como smartwatches, são cada vez mais usados pelos pacientes. Isso significa que o volume de dados sobre a saúde da população vai aumentar a cada ano, e será necessário que os médicos se tornem analistas de dados para entender como usá-los para beneficiar a população;
  • Telecirurgião: os robôs da telemedicina já permitem que os cirurgiões realizem procedimentos de qualquer lugar do mundo, mas essa profissão será um requisito no futuro. Por isso, é fundamental se familiarizar com a telemedicina e aprender a dominá-la.

Viu quantas tecnologias estão revolucionando a medicina? Para se manter atualizado sobre essas novidades, acompanhe o Whitebook, e fique por dentro de conteúdos produzidos por médicos e para médicos.

Se gostou do conteúdo, não se esqueça de compartilhar o artigo com seus amigos e deixar seu comentário aqui embaixo!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades