Novo antibiótico para pneumonia adquirida na comunidade é aprovado

A FDA aprovou a omadacycline para tratamento de adultos com pneumonia bacteriana adquirida na comunidade e infecções agudas de pele.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Recentemente, publicamos uma revisão atualizada sobre a abordagem de  uma das doenças infecciosas mais comuns na emergência: a pneumonia bacteriana adquirida na comunidade (PAC). Hoje, traremos uma novidade sobre o tema: a Food and Drugs Adminsitration (FDA) aprovou a omadacycline para tratamento de adultos com pneumonia bacteriana adquirida na comunidade e infecções agudas de pele.

A omadacycline é uma tetraciclina modernizada com atividade de amplo espectro projetada para superar a resistência à tetraciclina. Nos guidelines atuais, há indicação de uso da doxicillina, que também é tetraciclina, para PAC.

Leia mais: Pneumonia vista apenas na TC tem relevância clínica?

Esta nova tetraciclina é aprovada para pneumonias causadas por Streptococcus pneumoniae, Staphylococcus aureus, Haemophilus influenzae, Haemophilus parainfluenzae, Klebsiella pneumoniae, Legionella pneumophila, Mycoplasma pneumoniae e Chlamydophila pneumoniae. Com relação a infecções de pele, a omadacycline tem cobertura para Staphylococcus aureus, Staphylococcus lugdunensis, Streptococcus pyogenes, Streptococcus anginosus grp., Enterococcus faecalis, Enterobacter cloacae e Klebsiella pneumoniae.

Um ponto bastante positivo da medicação é que ela tem formulações orais e intravenosas, oferecendo aos médicos a possibilidade de iniciar o tratamento em uma unidade de saúde e concluir a terapia em casa, reduzindo potencialmente as hospitalizações e os custos. Além disso, a comodidade posológica surpreende, já que é administrado em dose única diária. As reações adversas mais frequentes (incidência ≥2%) são náuseas, vômitos, reações no local da perfusão, aumento de enzimas hepáticas, hipertensão, cefaleia, diarreia, insônia e constipação.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

https://www.nuzyra.com/PI.pdf

https://www.drugs.com/newdrugs/fda-approves-nuzyra-omadacycline-community-acquired-bacterial-pneumonia-acute-skin-skin-structure-4836.html

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades