Novo antifúngico para tratamento de candidíase recorrente

Foi publicado um artigo sobre um novo antifúngico, o oteseconazole, para a candidíase recorrente. Saiba mais!

A candidíase vulvovaginal (CVV) é uma doença que acomete cerca de 75% das mulheres ao longo da vida. O uso indiscriminado de antibióticos está associado à alteração da microbiota vaginal, levando a quadros de candidíase vulvovaginal recorrente.

Além disso, há o aumento da resistência dos isolados de Candida spp. aos antifúngicos mais usados, como o fluconazol. Por isso, existe a necessidade de buscar novas alternativas terapêuticas, principalmente em relação às pacientes que apresentam quadro de candidíase de recorrência.

comprimidos do novo antifúngico para candidíase recorrente

Candidíase recorrente

Em outubro de 2021, foi publicado um artigo sobre um novo antifúngico, o oteseconazole, um agente azólico oral com porção tetrazólica. Diferente dos demais antifúngicos azólicos existentes no mercado, que são imidazois e triazois, esta especificação o torna mais seletivo, melhorando sua eficácia no tratamento das CVV recorrentes e nos diversos tipos de Candida spp.

A fase três do ensaio clínico terminou neste último mês e logo o novo antifúngico deve ser aprovado pela Food and Drugs Administration (FDA). Além de sua eficácia comprovada, os pesquisadores ressaltam a segurança da nova droga quando comparada com os antifúngicos usados usualmente.

Leia também: ATS 2021: terapia empírica para candidíase invasiva na UTI: para quem, quando e como?

Perspectivas

Sua segurança, eficácia e dramática redução nos episódios recorrentes, quando comparado com os demais antifúngicos, deve mudar radicalmente o tratamento que hoje conhecemos de CVV recorrente.

Referência bibliográfica:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.