Disponível novo cateter para diálise

Após o desenvolvimento do Hero®, os pacientes com falência de todas as vias para diálise têm uma esperança de continuarem com o tratamento. Leia mais:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Pacientes dialíticos comumente enfrentam problemas associados a perda de seus acessos de diálise. Os cateteres percutâneos se tratam de um último recurso para realização da diálise em pacientes com múltiplas estenoses que não permitem a adoção de novo acesso para fístula, sendo associados a maior incidência de infecção e tromboses, com consequente internação e diminuição de sobrevida.

Neste contexto, novo cateter percutâneo de longa permanência (Hemodialysis Reliable Outflow -HeRO®) foi aprovado pelo FDA (Food And Drugs Administration, órgão americano de regulação) e chegou ao Brasil neste semestre. O novo cateter foi especialmente desenvolvido para estes casos de pacientes com Doença Renal Crônica em estágio terminal e que possuem oclusão de veia central.

Leia mais: Doença renal em fase terminal: hemodiálise ou diálise peritoneal?

O cateter é constituído por 5 mm de silicone com reforço de nitinol, cuja ponta é posicionada no átrio direito, e 6 mm de politetrafluoretileno cuja função é arealizar a anastomose da artéria braquial. Como todo o cateter é tunelizado, inclusive a área de punção, reduz-se o risco de infecções, bem como a anastomose direta com o átrio direito, que diminui o risco de tromboses.

Estudo clínico prospectivo multicêntrico e não-randomizado, realizado nos Estados Unidos, estudou os benefícios do novo cateter, medindo como desfechos a ocorrência de bacteremia, manutenção da hemodiálise e manutenção de patência do dispositivo. Os resultados foram favoráveis à solução, havendo redução de 69% no risco de bacteremia nos pacientes em uso do novo cateter em comparação aos tunelizados tradicionais.

As diretrizes indicam para todos os pacientes com falência renal em estágio final a hemodiálise por fístula artério-venosa como primeira opção, seguido do enxerto artério-venoso, cateter venoso tunelizado ou não tunelizado como alternativas. O Hero® torna-se portanto alternativa importante para pacientes com falência de outras vias.

Referências:

  • Ratcliff, C; Hansrani, M.M. From ZeRO to HeRO: Saving lives one HeRO at a time. International Journal of Surgery Case Reports.27 (2016)p.90-92.
  • Katzman, H.E.; McLafferty, R.B.; Ross, J.R.; Glickman, M.H.; Peden, E.K.; Lawson J.H. Initial experience and outcome of anew hemodialysis acess device for catheterdependent patients. New England Society for Vascular Surgery. Vol.50, n.3, p.600- 607.September 2009.
  • Shakarchi, J.A.; Houston, J.G.; Jones, R.G.; Inston, N. Areview on the Hemodialysis Reliable Outflow (HeRO) Graft for Haemodialysis Vascular Acess. Eur J Vasc Endovasc Surg (2015) 50, 108-113.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades