Tempo de leitura: 3 min.
A menopausa é uma importante etapa da vida da mulher que traz diversas mudanças em seu âmbito físico e social. Há uma grande variedade entre os indivíduos da idade de menopausa, mas em linhas gerais, ela ocorre entre 40 e 60 anos.
O estrogênio participa de forma primordial na função endotelial, regulação pressórica e remodelamento cardiovascular, e, a doença cardiovascular é a maior causa de mortalidade nas mulheres no mundo todo. Ela é mais prevalente no oeste europeu, e menos na população chinesa e sul americana.
A doença obstrutiva cardiovascular ocorre de 7 a 10 anos mais tarde na mulher do que no homem. Baixos níveis de estrogênio estão relacionados com alteração da função vascular, aumento de inflamação, de ativação do eixo renina-angiotensina-aldosterona e redução de óxido nítrico. Porém, ainda não conseguimos diferenciar qual o peso da idade e da falta de estrogênio nesse contexto.
Recentemente, no final de 2020, as principais sociedades de Cardiologia, Endocrinologia e Menopausa europeias realizaram um Consenso sobre risco cardiovascular após transição menopáusica, desordens gestacionais e outros distúrbios ginecológicos.
As pacientes que apresentam histórico de pré-eclâmpsia, síndrome HELLP e diabetes gestacional têm um risco maior de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, e devem realizar um follow up cuidadoso no pós-parto e a longo prazo.
Além disso, em relação à vida sexual, o consenso traz a informação de que mais estudos devem surgir para estabelecermos uma relação entre esse tema e o risco cardiovascular. Ainda também não há segurança do uso de testosterona mesmo que transdérmica em pacientes com alto risco cardiovascular.
Por último, na população transgênero, o risco cardiovascular e de tromboembolismo são aumentados. Caso seja iniciada a terapia hormonal, a via de preferência é a transdérmica.
Referência bibliográfica :
Estudo que comparou a efetividade de quatro diferentes bDMARDs e tsDMARDs no tratamento da artrite…
Em cirurgia inédita no Brasil, um bebê de 29 semanas de gestação passou por um…
Junho é considerado o mês do orgulho LGBTQIA+ e no dia 28 de junho comemora-se…
As lesões vulvares são um desafio no diagnóstico. Para falar sobre isso, o Dr. João…
A Vertigem Posicional Paroxística Benigna causa tonturas por mudanças na posição da cabeça.. Veja atualização…
O Check-up Semanal conta com temas como candidíase vaginal recorrente, trombofilia hereditária, crise álgica na…