Página Principal > Colunistas > Novo dispositivo permite medir a pressão arterial pelo celular
mão segurando um celular

Novo dispositivo permite medir a pressão arterial pelo celular

Tempo de leitura: 2 minutos.

Recentemente, postamos em nosso portal um artigo sobre medição de pressão arterial por meio de um aparelho sem manguito, com formato semelhante ao de um oxímetro. Este mês, a Science Translational Medicine publicou uma inovação que segue esta mesma linha: um dispositivo que pode ser acoplado ao smartphone para medição de PA.

Eles se basearam no mecanismo de funcionamento no princípio oscilométrico, que é usado pela maioria dos dispositivos de punho automáticos, para desenvolver um dispositivo de monitoramento de PA usando um smartphone. À medida que o usuário pressiona o dedo contra o celular, a pressão externa da artéria subjacente aumenta enquanto o telefone mede a pressão aplicada e as oscilações resultantes do volume sanguíneo de amplitude variável. Um aplicativo fornece feedback visual para orientar a quantidade de pressão aplicada ao longo do tempo através da pressão do dedo e calcula a PA sistólica e diastólica das medidas.

Os valores recomendados para controle da pressão arterial estão adequados?

O dispositivo foi testado em tempo real em indivíduos humanos para avaliar sua aplicabilidade (n = 30) e acurácia em comparação com dispositivo automático padrão com manguito (n = 32). Também foi testado um dispositivo de manguito de dedo, que usa o método de aprisionamento de volume na detecção da PA. Cerca de 90% dos usuários aprenderam o método de posicionamento do dedo no dispositivo do smartphone após um ou dois ensaios  práticos. O dispositivo produziu viés e erros de precisão comparáveis ​​ao dispositivo do punho.

O estudo é promissor, podendo contribuir para o controle da PA pela versatilidade. No entanto, o trabalho deve ser visto com cautela, tendo em vista um número pequeno de participantes e o fato de ter sido feito apenas com pessoas saudáveis.

Bateu uma dúvida? O Whitebook refresca sua memória com conteúdos atualizados. Baixe aqui o nosso app.

Autora:

Referências:

  • Smartphone-based blood pressure monitoring via the oscillometric finger-pressing method. Anand Chandrasekhar, Chang-Sei Kim, Mohammed Naji, Keerthana Natarajan, Jin-Oh Hahn and Ramakrishna Mukkamala. Science Translational Medicine  07 Mar 2018:Vol. 10, Issue 431, eaap8674; DOI: 10.1126/scitranslmed.aap8674
  • Development and Validation of a Novel Cuff-Less Blood Pressure Monitoring Device. Naoki Watanabe, Yasuko K. Bando, Taiji Kawachi, Hiroshi Yamakita, Kouki Futatsuyama, Yoshikazu Honda, Hisae Yasui, Kazuyuki Nishimura, Takahiro Kamihara, Takahiro Okumura, Hideki Ishii, Takahisa Kondo, Toyoaki Murohara. JACC: Basic to Translational Science Dec 2017, 2 (6) 631-642; DOI: 10.1016/j.jacbts.2017.07.015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.