Novo escore ajuda a prever risco de FA paroxística após um AVC

Estudo indica um novo escore para ajudar médicos a selecionar quem são os pacientes que sofreram AVC e devem ser rastreados para FA paroxística.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Detectar fibrilação atrial (FA) em pacientes que tiveram um acidente vascular cerebral (AVC) é importante, pois afeta diretamente o tratamento, já que a anticoagulação oral é recomendada nessa população. No caso da FA paroxística, recomenda-se para rastreio monitorização por ECG prolongado de 72 horas. Um novo estudo, publicado na Neurology em dezembro, indica um novo escore para ajudar médicos a selecionar quem são os pacientes que devem receber essa monitorização prolongada.

Para chegar a esse escore, pesquisadores utilizaram dados individuais de pacientes de três estudos prospectivos (n = 1.556), que realizaram monitoramento prolongado com ECG-Holter (no mínimo 72 horas) após um ataque isquêmico transitório (AIT) ou AVC. A partir de um modelo de previsão multivariável para diagnóstico individual (TRIPOD guidelines), pesquisadores definiram o escore AS5F.

FA paroxística

Novo escore para predição de FA paroxística

FA paroxística foi detectada em 77 de 1.556 pacientes (4,9%) durante as 72 horas de Holter. Após a análise de regressão logística com seleção de variáveis, idade e evento qualificativo do AVC (NIHSS ≤ 5 [odds ratio 2,4 vs AIT; IC 95%: 0,8 a 6,9, p = 0,112] ou NIHSS > 5 [odds ratio 7,2 vs AIT; IC 95%: 2,4 a 21,8, p <0,001]) foram preditivos para a detecção de FA paroxística e incluídos no escore final:

Idade: 0,76 pontos / ano, gravidade do AVC NIHSS ≤ 5 = 9 pontos, NIHSS > 5 = 21 pontos; para encontrar FA (AS5F).

O grupo de alto risco definido por AS5F foi caracterizado por um risco previsto entre 5,2% e 40,8% para detecção de FA paroxística, com um número necessário para rastreio de 3 para os pontos mais elevados de AS5F observados na população do estudo.

De acordo com os autores do artigo, o escore AS5F pode selecionar pacientes para monitoramento prolongado por ECG para detectar FA paroxística após um AVC isquêmico.

LEIA TAMBÉM: AVC isquêmico – escore PREMISE é confiável na previsão do risco de morte?

Referências:

  • Development and validation of a score to detect paroxysmal atrial fibrillation after stroke. Timo Uphaus, Mark Weber-Krüger, Martin Grond, Gerrit Toenges, Antje Jahn-Eimermacher, Marek Jauss, Paulus Kirchhof, Rolf Wachter, Klaus Gröschel. Neurology Jan 2019, 92 (2) e115-e124; DOI: 10.1212/WNL.0000000000006727

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades