Novo escore prediz risco de mortalidade cardiovascular na esteato-hepatite

Pesquisadores desenvolveram uma calculadora que prevê risco de eventos cardiovasculares em pacientes com esteato-hepatite não alcoólica. Conheça o escore:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

A esteato-hepatite não alcoólica é uma patologia comum, associada à hipertensão, obesidade, resistência insulínica, diabetes melito e síndrome metabólica. Estudos mostram que a NASH é um fator de risco independente dos fatores de risco associados, estando relacionada a um risco 23% maior de eventos cardiovasculares, como IAM, AVC e morte por cardiopatia.

Uma pesquisa recente procurou identificar quais dos pacientes com NASH estão sob maior risco de evento cardiovascular (MACE). Para isso, os pesquisadores validaram um escore e testaram ele prospectivamente em uma população. Foram recrutados 356 pacientes com NASH em um único centro, na Inglaterra, e avaliados quais fatores de risco estavam associados a um MACE em 12 meses.

Leia maisTestes não invasivos para avaliação da gravidade da doença hepática gordurosa não alcoólica do fígado

Após análise multivariada, observou-se que idade, presença de DM e o volume plaquetário médio (MPV) foram os fatores preditores de MACE. Ao contrário do esperado, o grau de fibrose na biópsia hepática não se associou com risco cardiovascular.

Com base nos resultados, os autores criaram um escore, disponível no link: https://ld-eye.com/index.php?r=site/CVDRiskScoreAo final do cálculo, ele indica a pontuação e o grau de risco para MACE (baixo, moderado ou alto).

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • STEPANOVA, Maria et al. Independent Association Between Nonalcoholic Fatty Liver Disease and Cardiovascular Disease in the US Population. Clin Gastroenterol Hepatol. https://doi.org/10.1016/j.cgh.2011.12.039
  • Abeles, RD, Mullish, BH, Forlano, R, et al. Derivation and validation of a cardiovascular risk score for prediction of major acute cardiovascular events in non‐alcoholic fatty liver disease; the importance of an elevated mean platelet volume. Aliment Pharmacol Ther. 2019; 49: 1077– 1085. https://doi.org/10.1111/apt.15192

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades