Novo estudo indica que Mitraclip aumenta sobrevida na IC [ACC 2019]

Foram apresentados no ACC 2019 resultados mostrando que o Mitraclip age na melhora clínica e na qualidade de vida dos pacientes com IC. Confira:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

No paciente com ICFER avançada e sintomática, apesar do tratamento clínico otimizado, alguns dispositivos mecânicos podem ajudar a aumentar a sobrevida. O CDI, por exemplo, reduz o risco de morte súbita, ao passo que o ressincronizador melhora o prognóstico dos pacientes com BRE e QRS > 120 ms. Contudo, nos pacientes com IM grave secundária à IC (isto é, a doença valvar não era causa, mas sim consequência da IC), havia dúvida se uma cirurgia de plastia mitral valia o risco.

O Mitraclip é um dispositivo de implante hemodinâmico que se propõe a reduzir a regurgitação, levando à melhora da IC. Os dois primeiros grandes estudos nesse assunto, o MITRA-FR e o COAPT foram publicados no fim de 2018 e comentados por nosso colunista especialista em hemodinâmica, Dr Felipe Maia. De modo resumido, o COAPT, mas não o MITRA-FR, mostrou melhora da IC e redução de mortalidade em dois anos. A grande diferença foi que o COAPT captou pacientes com medicação mais otimizada, IM mais grave porém com VE não tão dilatado, o que poderia explicar a diferença dos resultados.

Leia maisMitraClip versus tratamento clínico na IM grave de alto risco cirúrgico

Agora no ACC 2019, foram apresentados resultados da melhora clínica e de qualidade de vida, mostrando que o dispositivo não só aumenta a sobrevida dos pacientes, como faz a vida deles melhor, seja por redução da dispneia, do humor e até melhora da sensação de saúde como um todo. Qual a mensagem para casa? Assim como no estudo de TAVI, o Mitraclip chega com força e para uso na vida real.

ACC 2019: cobertura PEBMED

Neste final de semana, a PEBMED vai trazer as principais notícias do congresso do American College of Cardiology, fique ligado em nosso Portal!

É médico ou enfermeiro e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • STONE. Gregg et al. Transcatheter Mitral-Valve Repair in Patients with Heart Failure. N Engl J Med 2018; 379:2307-2318. DOI: 10.1056/NEJMoa1806640
  • OBADIA, Jean-François. Percutaneous Repair or Medical Treatment for Secondary Mitral Regurgitation. N Engl J Med 2018; 379:2297-2306. DOI: 10.1056/NEJMoa1805374

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades