Novo fármaco é eficaz no tratamento da albuminúria em diabéticos

A albuminúria caracteriza-se pela presença de albumina na urina e é um forte indicador de disfunções renais, como nefrite ou glomerulonefrite.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A albuminúria caracteriza-se pela presença de albumina na urina e é um forte indicador de disfunções renais. Entre outras causas da albuminúria estão obesidade, histórico familiar, hipertensão, algumas medicações e abuso de anti-inflamatórios. Muitos pacientes com doença renal provocada por diabetes mellitus podem ser acometidos por albuminúria residual e correm risco de agravamento da doença.

Um levantamento realizado recentemente testou a eficácia e a segurança do ASP8232, um inibidor da proteína de adesão vascular 1, no controle da albuminúria em pacientes diagnosticados com diabetes tipo 2 e insuficiência renal crônica. O estudo randômico, duplo-cego, de fase 2, selecionou 125 participantes (entre 18 e 85 anos) provenientes de 64 centros médicos europeus.

albuminúria

ASP8232 na diminuição na albuminúria

Os pesquisadores designaram aleatoriamente os indivíduos em dois grupos, o primeiro contou com 64 integrantes, que receberam 40 mg diárias de ASP8232; enquanto o segundo grupo tinha 61 participantes, que foram testados com placebo. Os desfechos primários identificados foram mudança nos níveis albumínicos no teste de relação albumina/creatinina (RAC), aplicado em todos os pacientes que receberam a medicação usada no estudo. O tempo de follow up foi de 12 semanas

Resultados

Os níveis de albumina registrados no RAC diminuíram 17,7% nos pacientes do grupo do ASP8232 (IC 95% [5,0 a 28,6]) e aumentaram 2,3% no grupo do placebo (IC 95% [−11,4 a 18,1]). A diferença ajustada entre os dois grupos foi de -19,5% (IC 95% [−34,0 a −1,8], p=0,033).

Efeitos adversos foram detectados em 61% dos pacientes que recebera ASP8232 e em 56% nos participantes do grupo do placebo. Em 16 indivíduos do primeiro grupo e quatro do segundo, os incidentes ocorreram devido à medicação que eles usavam para o controle da doença real crônica. No grupo do ASP8232, os efeitos colaterais mais relatados pelos pacientes foram problemas renais.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

  • ZEEUW, Dick et al. Efficacy of a novel inhibitor of vascular adhesion protein-1 in reducing albuminuria in patients with diabetic kidney disease (ALBUM): a randomised, placebo-controlled, phase 2 trial. November 06, 2018 DOI:https://doi.org/10.1016/S2213-8587(18)30289-4. Published: November 06

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades