Novo guideline de endometriose e o enfoque na paciente adolescente

A European Society of Human Reproduction and Embriology está divulgando neste ano de 2021 um novo guideline sobre Endometriose.

A European Society of Human Reproduction and Embriology está divulgando neste ano de 2021 um novo guideline sobre Endometriose em construção para atualizar o antigo, datado de 2013, sobre o manejo da doença.

O guideline aborda testes diagnósticos, possibilidades terapêuticas da dor, o tratamento da endometriose associada a infertilidade, a preservação da fertilidade, o impacto da doença na gestante, a recorrência, o enfoque no tratamento da adolescente, entre outros. 

Leia também: Endometriose e síndrome do ovário policístico

Reunimos aqui algumas fortes recomendações com evidencias robustas do novo protocolo em relação à paciente adolescente:

Novo guideline de endometriose e o enfoque na paciente adolescente

Diagnóstico de Endometriose na paciente adolescente

  • A história clínica da paciente adolescente com suspeita de endometriose deve ser minuciosamente colhida, buscando história familiar positiva, histórico de malformações no trato urogenital, menarca precoce, ciclo menstrual encurtado. 
  • A ultrassonografia transvaginal é um exame bem indicado na pesquisa de acometimento ovariano. Porém, no caso da paciente virgo, também pode ser considerada ressonância magnética, ou avaliação abdominal, transperineal ou transretal.  
  • Biomarcadores séricos (por exemplo, CA-125) não são recomendados para diagnosticar ou descartar endometriose em adolescentes.
  • Se uma laparoscopia for realizada, os médicos devem considerar a realização de biópsias para confirmar o diagnóstico histologicamente. 
  • Resultado histológico negativo não exclui totalmente a possibilidade de doença.

Tratamento da paciente adolescente

  • Em adolescentes com dismenorreia grave ou dor associada à endometriose, deve ser considerada prescrição de anticoncepcionais orais ou progestagênios (sistemicamente ou DIU hormonal) como terapia hormonal de primeira linha.
  • No entanto, é importante lembrar que o uso prolongado de alguns progestágenos pode diminuir a densidade mineral óssea, como no caso da medroxiprogesterona.
  • Em adolescentes com endometriose, é indicado o uso de hormônio no pós-operatório no intuito de suprimir a recorrência dos sintomas.

Preservação da fertilidade em adolescentes:

  • Adolescentes com endometriose devem ser informadas sobre o potencial efeito prejudicial da própria doença quando há acometimento ovariano, bem como os riscos da própria cirurgia na reserva ovariana e fertilidade futura.
  • Existem opções de preservação da fertilidade, e recomenda-se que as adolescentes sejam informadas sobre eles, embora o verdadeiro benefício, segurança e indicações em adolescentes com endometriose permanecem desconhecidos.

Saiba mais: Uso de implante de Etonogestrel em pacientes com endometriose e adenomiose

O novo guideline ainda está em formato de rascunho, e a European Society of Human Reproduction and Embriology mantém o acesso aberto ao documento em seu site, fazendo um convite para que o público de especialistas envie comentários sobre esta diretriz até o dia 15 de agosto de 2021 para revisão e publicação oficial do novo Guideline de Endometriose. 

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.