Novo índice clínico para prever disfunção ventricular direita no TEP

A embolia pulmonar aguda é uma doença com elevada mortalidade. Pacientes com instabilidade hemodinâmica e disfunção do ventrículo direito representam o subgrupo de pior prognóstico.

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

A embolia pulmonar aguda é uma doença cardiovascular com elevada mortalidade. Pacientes com instabilidade hemodinâmica e disfunção do ventrículo direito representam o subgrupo de pior prognóstico.

Um estudo publicado recentemente no American Journal of Emergency Medicine teve como objetivo investigar o papel do índice de pressão arterial como um novo índice para a detecção de disfunção ventricular direita em embolia pulmonar aguda.

Veja também: ‘Condutas Diagnóstica e Terapêutica para TEP’

Um total de 539 pacientes (253 do sexo masculino e 286 do sexo feminino) diagnosticados com embolia pulmonar aguda foram incluídos no estudo. O índice de pressão arterial foi obtido pela divisão da pressão arterial sistólica pela pressão arterial diastólica.

A média da pressão arterial diastólica (75 ± 11 mmHg versus 63 ± 15 mmHg, p<0,001, respectivamente) foi maior nos pacientes com disfunção ventricular direita quando comparados àqueles sem disfunção, enquanto que o índice de pressão arterial (1,5 ± 0,1 versus 1,9 ± 0,2, p<0,001, respectivamente) foi menor. O nível médio da pressão arterial sistólica foi semelhante nos dois grupos (114 ± 16 mmHg versus 118 ± 23, p=0,055).

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

O desempenho diagnóstico do índice de pressão arterial na predição do risco de disfunção ventricular direita foi avaliado com a análise da curva ROC (Receiver Operating Characteristic). De acordo com a análise, verificou-se que o índice de Youden mais alto para o valor de predição ótimo foi de 0,928 e o valor de índice de pressão arterial ≤ 1,7 foi encontrado para predizer disfunção ventricular direita com 92,8% de sensibilidade e 100% de especificidade. Enquanto o índice de pressão arterial ≤ 1,7 tinha um valor preditivo positivo de 100%, tinha um valor preditivo negativo de 42,1%.

Também foi analisado o desempenho diagnóstico do índice de pressão arterial na predição do risco de mortalidade. Verificou-se que o índice de Youden mais alto para o valor de predição ótimo foi de 0,478 e o valor de índice de pressão arterial ≤ 1,4 foi encontrado para predizer mortalidade com 68,6% de sensibilidade e 80,8% de especificidade.

O estudo mostrou que o índice de pressão arterial foi um índice com valor preditivo positivo elevado e baixo valor preditivo negativo na detecção de disfunção ventricular direita. Ressalta-se a necessidade de estudos adicionais para determinar a superioridade do índice de pressão arterial em relação aos outros parâmetros na literatura.

Mudanças no tratamento de TEP e TVP: baixe grátis nosso e-book e fique por dentro!

Referências:

  • Hale Ates, Ihsan Ates, Harun Kundi, Mehmet Fettah Arikan, Fatma Meric Yilmaz , A novel clinical index for the assessment of RVD in acute pulmonary embolism: Blood pressure index. Am J Emerg Med. 2017 Apr 12. pii: S0735-6757(17)30283-8. doi: 10.1016/j.ajem.2017.04.019. [Epub ahead of print]

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades