Novo medicamento é aprovado para câncer de próstata metastático

A apalutamida também foi aprovada, nos Estados Unidos, para uso em câncer de próstata metastático sensível à castração (mCSPC).

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Reconhecido como o primeiro medicamento a ser aprovado nos Estados Unidos para o uso no tratamento de câncer de próstata não metastático e resistente à castração, em 2018, a apalutamida (Erleada, Janssen) também foi aprovada para uso em câncer de próstata metastático sensível à castração (mCSPC). Essa foi a primeira vez que a Food and Drug Administration (FDA) usou a sobrevida livre de metástases como o principal objetivo final na tomada de decisões.

Essa aprovação foi baseada nos parâmetros primários mais tradicionais de sobrevida global (OS) e sobrevida livre de progressão radiográfica (rPFS). Os resultados são da fase três do estudo TITAN, que foram apresentados na reunião anual de 2019 da American Society of Clinical Oncology (ASCO) e publicados simultaneamente no New England Journal of Medicine.

“A lógica por trás do estudo TITAN era a ideia de que a inibição direta do receptor de androgênio pela apalutamida pode fornecer uma redução mais completa da sinalização de androgênio do que a terapia de privação de androgênio (ADT) sozinha, levando à melhores resultados clínicos”, explicou o autor do estudo Kim Chi, médico oncologista da BC Cancer Agency, em Vancouver, no Canadá.

Leia também: Screening de câncer de próstata: confira as novas recomendações

vários medicamentos juntos com o liberado para câncer de próstata

Apalutamida no tratamento de câncer

A apalutamida em conjunto com a terapia de privação de androgênio aumentou significativamente a sobrevida global dos pacientes em comparação com placebo mais a terapia de privação de androgênio, com uma redução de 33% no risco de morte (taxa de risco [HR], 0,67; P = 0,0053). Além disso, o rPFS foi significativamente melhorado em comparação com o placebo mais o ADT, com um risco 52% menor de progressão radiográfica ou morte (HR, 0,48; P <0,0001).

As taxas de sobrevida global de dois anos, após um acompanhamento médio de 22,7 meses, foram de 84% para os pacientes que receberam o fármaco em conjunto com a terapia de privação de androgênio, em comparação com 78% para aqueles que receberam placebo aliado a terapia de privação de androgênio.

“O câncer de próstata é mais difícil de ser tratado quando se espalha e, para pacientes com doença sensível à castração, fica claro que a terapia de privação de andrógenos (ADT) sozinha não costuma ser suficiente”, disse Chi em comunicado à imprensa sobre a nova aprovação.

Leia mais: Saiba quando o rastreio do câncer de próstata pelo PSA é necessário

“Os resultados do estudo TITAN mostraram que, independentemente da extensão da doença, os pacientes com câncer de próstata metastático sensível à castração têm potencial para se beneficiar do tratamento com apalutamida, além do TDA”, acrescentou Chi.

Comentando os novos dados na reunião da ASCO, o médico Michael Carducci, professor de pesquisa de câncer de próstata do AEGON, no Johns Hopkins Kimmel Cancer Center, em Baltimore, disse que o estudo TITAN confirma que o padrão atual do mCSPC deve ser uma combinação de ADT e quimioterapia ou um inibidor do receptor de androgênio, tais como enzalutamida (Xtandi, Astellas) e abiraterona (Zytiga, Janssen) e agora também apalutamida.

As reações adversas mais comuns (≥10%) que ocorreram com mais frequência em pacientes tratados com apalutamida (≥2% sobre placebo) dos ensaios clínicos randomizados controlados por placebo (TITAN e SPARTAN) foram fadiga, artralgia, erupção cutânea, diminuição do apetite, queda, peso diminuído, hipertensão, afrontamentos, diarreia e fratura.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades