Novo medicamento tem bons resultados em pacientes com diabetes e doença renal crônica

Finerenona é um antagonista do receptor mineralocorticoide seletivo. Dados indicam que o medicamento diminui a inflamação e a fibrose.

Finerenona é um antagonista do receptor mineralocorticoide seletivo, não esteroidal. Dados de modelos de laboratório indicam que o medicamento diminui a inflamação e a fibrose, provavelmente pela redução da atividade do receptor mineralocorticoide.

novo medicamento finerenona

Finerenona

O finerenona foi testado em um estudo, financiado pela Bayer e publicado no NEJM, que mostrou redução no risco de progressão da doença renal crônica (DRC) em pacientes com diabetes tipo 2.

Trata-se de um estudo fase 3, em que foram randomizados cerca de 5700 adultos com diabetes e DRC, que estavam tomando uma dose máxima de inibidor da enzima de conversão da angiotensina ou bloqueador do receptor da angiotensina. Um grupo recebeu finerenona oral diariamente, enquanto o outro recebeu placebo.

O desfecho primário foi definido como insuficiência renal, redução de pelo menos 40% na Taxa de filtração glomerular em relação à linha de base por pelo menos 4 semanas ou óbito por causas renais.

Leia também: Metformina e o risco de acidose láctica na doença renal crônica: o que fazer?

Os pacientes foram acompanhados por uma média de 2,6 anos e o desfecho primário ocorreu significativamente menos frequentemente com finerenona do que com placebo (17,8% vs. 21,1%). O grupo da finerenona também teve uma incidência significativamente menor de mortalidade cardiovascular ou hospitalização por ICC. No geral, a frequência de eventos adversos foi semelhante nos dois grupos.

Mensagem prática

  1. Em pacientes com DRC e diabetes tipo 2, o tratamento com finerenona resultou em menores riscos de progressão da DRC e eventos cardiovasculares do que o placebo.
  2. Outros estudos fase 3 com antagonistas de receptores mineralocorticoides são aguardados.
  3. Cabe ressaltar que a estratégia de reduzir hiperaldosteronismo relativo em pacientes com DRC parece um caminho promissor.

Referências bibliográficas:

  • Bakris, G. L., Agarwal, R., Anker, S. D., Pitt, B., Ruilope, L. M., Rossing, P., … Filippatos, G. (2020). Effect of Finerenone on Chronic Kidney Disease Outcomes in Type 2 Diabetes. New England Journal of Medicine. doi: 10.1056/nejmoa2025845 https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2025845
  • Ingelfinger, J. R., & Rosen, C. J. (2020). Finerenone — Halting Relative Hyperaldosteronism in Chronic Kidney Disease. New England Journal of Medicine. doi:10.1056/nejme2031382

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.