Novo teste de detecção da tuberculose pelo SUS

Um novo teste de detecção da tuberculose foi liberado e será incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em até 180 dias.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O teste de liberação do interferon-gama será incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em até 180 dias, segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União, em 11 de novembro de 2020. Essa é mais uma opção para a detecção da tuberculose, que promete um processo mais rápido, com o paciente se deslocando apenas uma vez ao laboratório.

O novo método prevê o desenvolvimento da tuberculose ativa, amplia a orientação clínica para o diagnóstico e reduz o número de casos.

Atualmente, a metodologia utilizada no SUS é o tuberculínico PPD, que ocorre em duas etapas: uma para aplicação do teste e outra para leitura e interpretação do resultado.

Novo teste de detecção da tuberculose

Sobre a tuberculose

Enfermidade infecciosa, de evolução crônica que afeta principalmente os pulmões. A transmissão ocorre por via respiratória, através de gotículas produzidas pela tosse, fala ou espirro de pessoas contaminadas. Os principais sintomas são tosse repetitiva, febre, emagrecimento e suor. A tuberculose tem cura e o tratamento tem duração mínima de seis meses.

O diagnóstico é realizado através de testes, exames de análise e radiografia de tórax. Os remédios utilizados são a rifampicina, isoniazida, rifapentina, pirazinamida e etambutol. A vacina BCG é utilizada como forma de prevenção.

Cooperação internacional

No mesmo dia da divulgação da incorporação do interferon-gama ao SUS, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, reforçou na 10ª Reunião de Ministros da Saúde do BRICS, a importância de garantir o acesso das populações dos países a medicamentos, vacinas e outros insumos para combate de doenças que ameaçam a saúde pública mundial, como a tuberculose.

O encontro foi realizado por videoconferência, juntamente com os outros ministros e autoridades de saúde do agrupamento composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O grupo também discutiu a importância de unir a capacidade produtiva e o compromisso político dos BRICS para o enfrentamento à Covid-19. Juntos, os BRICS possuem um dos maiores parques industriais de produção de insumos para saúde do mundo.

O ministro chamou a atenção para os riscos da pandemia de Covid-19 comprometer o progresso alcançado no controle da tuberculose nos últimos anos, com impactos na redução, diagnóstico precoce e no tratamento oportuno.

Pazuello afirmou ser necessário responder de forma célere, articulada e multissetorial aos desafios impostos pela tuberculose e a Covid-19.

“Para o Brasil, é fundamental que os BRICS fortaleçam as estratégias nacionais da tuberculose e mantenham financiamento adequado para o enfrentamento à doença, especialmente na área de pesquisa e inovação”, disse.

O ministro lembrou que a cooperação, no âmbito da Rede de Pesquisa em Tuberculose (Rede-TB do BRICS), tem contribuído para responder aos desafios globais pelo fim da enfermidade.  

“Sem um esforço coletivo do grupo, o mundo não atingirá as metas estabelecidas para sanar a tuberculose”, enfatizou Pazuello.

O evento foi encerrado com a publicação do documento: “Medidas tomadas pelos países do BRICS na área de saúde para combater a disseminação do novo coronavírus”. No compilado foi incluído o conjunto de medidas adotadas pelos países no combate à pandemia.

 

Referências bibliográficas:

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-sctie/ms-n-50-de-11-de-novembro-de-2020-288047139

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/novo-teste-de-deteccao-da-tuberculose-e-incorporado-ao-sus

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/ministro-eduardo-pazuello-fala-sobre-problemas-de-saude-publica-mundiais-em-reuniao-do-brics

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão