Novo teste rápido de Covid-19 em saliva é lançado no Brasil

Estudos que estavam sendo feitos para viabilizar o teste rápido de Covid-19 na saliva. Agora, um desses produtos foi lançado no Brasil.

Recentemente publicamos aqui no portal sobre o estudos que estavam sendo feitos para viabilizar o teste rápido de Covid-19 na saliva. Esta semana, a mídia divulgou que um dos testes de saliva chegou ao Brasil e está em vias de ser comercializado.

O teste meuDNA Covid, busca o vírus em sua fase ativa e tem como proposta o acompanhamento de pessoas que retornaram às atividades e necessitam de exames sequenciais.

O teste pode ser realizado pela própria pessoa em casa, com um kit que pode ser comprado na internet. A expectativa é que ele custe 169 reais e esteja disponível no estado de São Paulo. A empresa recolherá a amostra em casa e o resultado será acessado pela internet.

O novo teste se junta às medidas de prevenção à covid-19, como o distanciamento e o uso de máscara. Porém, o RT-PCR (swab nasal) continua sendo considerado padrão-ouro para detecção do vírus, apesar de ser mais caro (470 reais), invasivo e doloroso.

enfermeira coletando teste de covid-19 na saliva

Testes de Covid-19 em saliva

Um destes testes da saliva (Saliva Director Covid-19) já recebeu autorização da americana Food and Drug Administration (FDA).

Também foi publicado um artigo a este respeito no New England Journal of Medicine. Neste estudo, entre um a cinco dias após o diagnóstico, 81% das amostras de saliva foram positivas, em comparação com 71% das amostras de esfregaço nasofaríngeo, o que sugeriu sensibilidade semelhante entre as amostras.

A coleta de amostras de saliva tem algumas vantagens, como eliminar a necessidade de interação direta entre profissionais de saúde e pacientes, além de aliviar a demanda por suprimentos de cotonetes e equipamentos de proteção individual. Outro ponto a ser considerado é que o procedimento da coleta é muito simples e nada doloroso.

Aguardamos novas informações sobre a sensibilidade e especificidade do teste de saliva comercializado no Brasil.

Mensagem prática

  1. Um novo teste para Covid-19, que pode ser feito com a saliva, está disponível para venda no Brasil.
  2. Apesar de ser mais prático e barato, ainda precisamos de mais informações sobre sensibilidade e especificidade.
  3. O teste padrão-ouro continua sendo o RT-PCR (swab nasal).

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.