Novos anticoagulantes orais: comparando as complicações

Uma revisão da Mayo Clinic comparou a eficácia e a segurança dos três fármacos mais prescritos para pacientes com FA não valvular: dabigatrana, apixabana e rivaroxabana.

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

Atualmente, médicos podem escolher entre diversos anticoagulantes orais para tratamento da fibrilação atrial (FA) e do tromboembolismo venoso. Uma revisão da Mayo Clinic comparou a eficácia e a segurança dos três fármacos mais prescritos para pacientes com FA não valvular: dabigatrana, apixabana e rivaroxabana.

A comparação entre rivaroxabana-dabigatrana teve 15.800 pacientes em cada grupo e as comparações de apixabana-dabigatrana e apixabana-rivaroxabana apresentaram cerca de 6.500 pacientes em cada grupo.

Para prevenir acidente vascular cerebral ou embolia sistêmica, os três medicamentos tiveram performances semelhantes. No entanto, para o sangramento maior que requer a admissão hospitalar, foram observadas as seguintes diferenças estatisticamente significativas:

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

– Mais eventos com rivaroxabana do que com dabigatrana (cerca de mais 1 por 100 pessoas-ano)
– Menos eventos com apixabana do que com dabigatrana (cerca de menos 1 por cada 100 pessoas-ano)
– Menos eventos com apixabana do que com rivaroxabana (cerca de menos 2 por cada 100 pessoas-ano)

Para o sangramento gastrointestinal, os achados foram semelhantes aos apresentados acima. Para episódios hemorrágicos intracranianos, ocorreram significativamente mais eventos com rivaroxabana do que com dabigatrana (0,53 versus 0,26 por 100 pessoas-ano; p = 0,02).

Veja também: ‘Podemos confiar nos novos anticoagulantes?’

Referências:

  • Noseworthy PA et al. Direct comparison of dabigatran, rivaroxaban, and apixaban for effectiveness and safety in nonvalvular atrial fibrillation. Chest 2016 Dec; 150:1302. (https://dx.doi.org/10.1016/j.chest.2016.07.013)
  • Abraham NS et al. Gastrointestinal safety of direct oral anticoagulants: A large population-based study. Gastroenterology 2016 Dec 31; [e-pub]. (https://dx.doi.org/10.1053/j.gastro.2016.12.018)
  • DRUG RESEARCH 2017 ROUNDUP. Available at: https://secure.jwatch.org/resources/generic_pages/special_offer/images/JW_Drug_Research_Roundup.pdf

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades