Novos anticoagulantes orais no perioperatório e situações de sangramento: o que a nova diretriz recomenda

Para ajudar os profissionais de saúde no manejo dos NOACs no perioperatório e situações de sangramento, o AHA publicou um novo guideline.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Os novos anticoagulantes (NOACs) já são amplamente utilizados no dia a dia dos médicos. Para ajudar os profissionais de saúde no manejo desses medicamentos no perioperatório e situações de sangramento, a American Heart Association (AHA) publicou um novo guideline.

Entre as recomendações, você não pode deixar de saber:

– Os NOACs estão amplamente disponíveis como alternativas ou terapias de primeira linha para a prevenção do AVC na fibrilação atrial e tromboembolismo venoso.

– Os NOACs funcionam através da inibição direta da trombina (dabigatrana) ou do fator Xa (rivaroxabana, apixabana e edoxaban). Cada um deles tem um início de ação rápido, uma meia-vida mais curta e uma farmacocinética mais previsível em comparação com a varfarina.

– Embora não recomendado rotineiramente, o monitoramento laboratorial é possível para os NOACs. Um tempo de tromboplastina parcial (PTT) normal provavelmente exclui os níveis terapêuticos de dabigatrana. Um nível de atividade anti-Xa indetectável provavelmente exclui concentrações clinicamente relevantes de rivaroxabana, apixabana e edoxaban.

– Hospitais devem adotar protocolos de reversão de anticoagulantes com representação multidisciplinar

Veja também: ‘Conduta de emergência em sangramentos pelos novos anticoagulantes’

– O efeito anticoagulante da dabigatrana é rapidamente revertido com idarucizumab dado como duas infusões intravenosas consecutivas de 2,5 g cada. Os concentrados do complexo protrombínico (PCCs) e hemodiálise também podem ser eficazes, especialmente se implementados dentro de algumas horas de ingestão oral.

– Rivaroxabana, apixabana e edoxaban não têm um agente de reversão específico disponível atualmente. As opções de manejo incluem a utilização de PCCs fator IV ou plasma fresco congelado.

– Ainda no contexto de hemorragia intracraniana e uso concomitante de NOAC, recomenda-se um controle rápido da pressão sanguínea até < 140 mmHg. Não está claro se/quando um NOAC pode ser reintroduzido após uma hemorragia intracraniana

– Em pacientes em terapia com NOACs que sofrem um AVC isquêmico agudo, recomenda-se evitar o uso de ativadores de plasminogênio tecidual recombinante, a menos que testes laboratoriais sensíveis sejam normais ou o doente não tenha tomado um NOAC em > 48 horas. Em geral, recomenda-se suspender a retomada de qualquer anticoagulante durante 1 – 2 semanas após um AVC em pacientes com FA (menor tempo para pacientes que sofrem de ataques isquêmicos transitórios ou AVCs menores, não incapacitantes).

– Em doentes submetidos a um procedimento de baixo risco de sangramento (por exemplo, pequenas cirurgias dentárias, dermatológicas, oftalmológicas ou endoscopias sem biópsia), recomenda-se não interromper o NOAC para o procedimento.

– Em caso de procedimentos com risco de hemorragia moderado – elevado, recomenda-se a suspensão do NOAC com base na depuração da creatinina (única para cada subclasse de NOAC). Devido a curta meia-vida dos NOACs, não é necessária heparina para estes pacientes.

– Para pacientes em terapia crônica com NOAC que sofrem de uma síndrome coronária aguda e necessitem de cateterização cardíaca urgente, deve iniciar-se a terapia antiplaquetária dupla (DAPT) e heparina adequadas e o NOAC interrompido.

– Em pacientes com FA submetidos a stent coronariano, pesar os benefícios e riscos ao determinar a duração da terapia tripla (anticoagulantes mais DAPT). O uso de inibidores da bomba de próton e a prevenção de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides são aconselhados durante este período.

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades