Novos critérios de Esclerose Múltipla – saindo do forno!

Acabam de ser apresentados os novos critérios diagnósticos de Esclerose Múltipla (EM) no painel internacional de especialistas no ECTRIMS, o maior congresso de Neuroimunologia do mundo.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Acabam de ser apresentados os novos critérios diagnósticos de Esclerose Múltipla (EM). A novidade era aguardada com expectativa pela comunidade médica que se dedica a esta área e foi revelada pelo painel internacional de especialistas no ECTRIMS, o maior congresso de Neuroimunologia do mundo, que aconteceu em Paris este mês. Esta nova revisão aperfeiçoa a última versão dos critérios de McDonald (2010) e inclui as seguintes mudanças:

  • O exame do líquor passa a se mais valorizado: em um quadro clínico-radiológico típico de EM, a presença de bandas oligoclonais (BOC) permite confirmar o diagnóstico desta condição desde o primeiro sintoma, mesmo sem a evidência de disseminação no tempo.
  • As lesões sintomáticas (cada uma das encontradas na ressonância que correspondem topograficamente a um sintoma ou sinal clínico) também passam a ser consideradas no cômputo, e não apenas as assintomáticas.
  • Lesões corticais também passam a ser consideradas como “disseminação no espaço”, e não mais apenas as lesões justacorticais.

O QUE MUDA COM ESTAS NOVIDADES?

Antes de tudo, vale dizer que estas propostas se referem apenas a pacientes com sintomas típicos, com lesões na ressonância magnética (RM) de morfologia e topografias típicas, sendo necessário ainda afastar hipóteses de diagnósticos diferenciais com um screening laboratorial, já que a EM é um diagnóstico de exclusão. Para uma visão geral deste assunto, leia nosso artigo sobre Esclerose Múltipla para não neurologistas.

Uma vantagem desta nova proposta refere-se à Síndrome Clínica Isolada (CIS), pacientes com apresentação inicial sugestiva de EM, mas que não possuem ainda todos os elementos clinico-radiológicos do diagnóstico evidente: nestes casos, os critérios de 2010 já permitiam fazer o diagnóstico com a presença de lesões captantes de contraste (novas) e lesões não captantes (antigas) – o que caracteriza a disseminação no tempo –; mas agora não é mais preciso aguardar este achado, de modo que apenas a presença de bandas oligoclonais já basta.

Isso amplia as possibilidades de diagnóstico, pois antes as BOC apenas falavam a favor da hipótese de EM, mas não permitiam o seu estabelecimento definitivo. Na prática, as BOC passam a funcionar como substitutos para a “disseminação no tempo”.

Ainda, vale comentar que, apesar de as lesões corticais terem ganhado importância, elas ainda não são facilmente visualizáveis nas protocolos de rotina nas RM.

OUTRAS QUESTÕES:

As lesões em nervo óptico continuam não sendo consideradas formalmente como topografia típica, embora houvesse expectativa deste anúncio, dada a sua relevância mostrada por estudos recentes.

Outra questão que se manteve: apenas uma lesão na região periventricular continua sendo suficiente para o diagnóstico nesta topografia, ao contrário do sugerido pelos achados do grupo MAGNIMS 2016, que apontava para a necessidade de três lesões.

Tudo o que foi mencionado acima refere-se à forma remitente-recorrente de EM, a mais frequente. As formas progressivas continuam semelhantes como na versão 2010, embora as lesões sintomáticas encontradas na RM também passam a ser consideradas.

Por fim, deve-se ressaltar que o diagnóstico de EM continua a ser clínico, exigindo do neurologista uma rigorosa síntese dos achados radiológicos e laboratoriais. Esta aplicação adequada dos critérios é essencial para se evitar erros de diagnóstico.

Aos que quiserem acompanhar este assunto, as novas determinações serão publicadas e discutidas futuramente em nome do autor A.J. Thompson (et al) e no momento encontram-se em fase de submissão para publicação.

Veja outros highlights deste congresso, em breve, aqui no Portal da PEBMED.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui para se inscrever!

Referências:

  • New MS Diagnostic Criteria Will Allow Earlier Diagnosis – Medscape – Oct 27, 2017.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades