Novos medicamentos trazem inovação no tratamento do diabetes

O tratamento do diabetes e a mudança de paradigma só foi possível com as novas drogas antidiabéticas como gliflozinas e análogos de GLP-1.

O tratamento do diabetes mellitus tipo 2 (DM2) passou por uma verdadeira revolução nos últimos 6 anos. Se anteriormente, tínhamos como objetivo chegar a um bom controle glicêmico para melhorar a qualidade de vida do paciente, hoje temos por obrigação ir além e promover redução de complicações macrovasculares (IAM, AVC), aumentando a quantidade de vida do paciente.

Essa mudança de paradigma só foi possível com as novas drogas antidiabéticas como gliflozinas (inibidores da SGLT2) e análogos de GLP-1. Ambas as classes, nos seus estudos de segurança cardiovascular (mandatórios para novas drogas pelo órgão regulador americano), mostraram redução de desfechos cardiovasculares maiores: morte cardiovascular, IAM não fatal e AVC não fatal, o famoso 3P-MACE em pacientes de alto risco cardiovascular prévio.

Confira sobre principais abordagens para diabetes na Revista PEBMED! 

Tratamento do diabetes

Outros estudos mostram eficácia para o tratamento do diabetes

Adicionalmente, outros estudos mostraram que as gliflozinas reduziram desfechos renais maiores como evolução para terapia renal substitutiva mesmo em indivíduos não diabéticos (DAPA-CKD); bem como reduziram internações e morte por insuficiência cardíaca (IC) também independente da presença ou não do DM2 (DAPA-HF, EMPEROR-REDUCED).

Assim, ampliou-se o leque terapêutico para tratamento de DM2 e obrigou o médico, mesmo o não especialista em diabetes, a conhecer essas novas classes: saber como usá-las, qual perfil de paciente mais adequado para cada uma, bem como manejar seus efeitos colaterais.

De acordo com a mais recente recomendação de ADA (Academia americana de Diabetes) de 2021, o uso de gliflozinas ou análogos de GLP-1 deve ser feito em associação a metformina, independente do valor de hemoglobina(Hb) glicada, se o paciente tiver doença macrovascular estabelecida ( IAM prévio, AVC) ou se tiver doença renal crônica ou IC, nesses últimos 2 casos dando preferência às gliflozinas.

Desta forma:

Gliflozinas: 

  • Quem são: dapagliflozina, canagliflozina e empagliflozina
  • Para quem: para controle de DM2 independente da Hb glicada, principalmente se em prevenção secundária de DCV estabelecida, IRC e IC
  • Efeitos colaterais principais: infecções genitourinárias e hipotensão postural

Análogos de GLP1:

  • Quem são: liraglutida, semaglutida, dulaglutida
  • Para quem: para controle de DM2 independente da Hb glicada, principalmente se em prevenção secundária de DCV estabelecida; também muito útil para tratamento da obesidade associada ao DM2.
  • Efeitos colaterais principais: náuseas

 

Referência bibliográfica: 

  • Riddle et al. Standards of Medical Care in Diabetes- 2021 Diabetes Care January 2021

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades