Novos rótulos alimentares terão que sinalizar quando houver alto teor de açúcar, sódio e gorduras

Foram aprovados novos rótulos alimentares para auxiliar o consumidor a compreender melhor as informações nutricionais dos produtos.

Foram aprovados ontem, dia 7, os novos rótulos alimentares, que têm como objetivo auxiliar o consumidor a compreender melhor as informações nutricionais dos produtos. Sendo assim, na parte frontal, uma lupa apontará se o alimento possui alto teor de açúcar, gorduras saturadas e/ou sódio.

A aprovação da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi unânime para o novo formato. Segundo a gerente geral de alimentos da Anvisa, Thalita Lima, “os consumidores terão mais facilidade para comparar os alimentos e decidir o que consumir. Além disso, pretende-se reduzir situações que geram engano quanto à composição nutricional”.

Leia também: Suplementos alimentares: podemos confiar nos rótulos?

Rótulos alimentares servem para auxiliar o consumidor a compreender melhor as informações nutricionais dos produtos.

Novos rótulos alimentares

Além da inclusão da informação de alto teor na parte frontal, cujo design deverá ser preto e branco para facilitar a visualização, a Tabela de Informação Nutricional também sofrerá alterações importantes.

A primeira delas é que a tabela também não poderá ser colorida, as linhas e letras devem ser em preto e branco, para facilitar a legibilidade.

Novas informações que passam a ser obrigatórias são: a identificação de açúcares totais e adicionais, a declaração do valor energético e nutricional por 100 g ou 100 mL, que vai ajudar na comparação entre os produtos, e o número de porções por embalagem.   

Saiba mais: O temperamento da criança influencia em seus hábitos alimentares?

Por fim, a tabela deverá ficar, em regra, próxima da lista de ingredientes e em superfície contínua, onde não seja necessário realizar quebras da tabela. As informações não poderão estar em áreas encobertas, locais deformados ou regiões de difícil visualização. A exceção fica para as embalagens pequenas, com rótulos que possuam área inferior a 100 cm², desde que a tabela fique em um lugar acessível.

Publicação das novas regras

As novas regras entram em vigor 24 meses após a publicação de uma Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) e uma Instrução Normativa (IN) em Diário Oficial da União (D.O.U.), que deve acontecer nos próximos dias. Os produtos que estiverem nos mercados na data em que as regras começarem a valer, terão 12 meses para se adequar.

Porém, aqueles produtos que forem destinados ao processamento industrial assim que as novas regras estiverem em rigor, já deverão se enquadrar na nova resolução, garantindo aos fabricantes acesso às informações nutricionais das matérias-primas e ingredientes utilizados.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referência bibliográfica:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.