Nursebook apresenta: o Mês da Enfermagem!

Tempo de leitura: 2 min.

O mês de maio é recheado de datas comemorativas no calendário anual da saúde. Dentro dessas datas, temos o Dia Internacional do Enfermeiro (12) e o Dia Nacional do Técnico de Enfermagem (20). E para celebrar esses dois dias especiais, instituíram a Semana da Enfermagem.

A Semana da Enfermagem, a ser celebrada anualmente, de 12 a 20 de maio, datas nas quais ocorreram, respectivamente em 1820 e 1880, o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Neri, foi firmada pelo decreto N 48.202/60.

Em seu artigo 2º e 3º, o decreto traz que: “No transcurso da Semana deverá ser dada ampla divulgação às atividades da enfermagem e posta em relevo a necessidade de congraçamento da classe e suas diferentes categorias profissionais, bem como estudados os problemas de cuja solução possa resultar melhor prestação de serviço ao público. Durante a Semana, deverão ser prestadas homenagens à memória de Ana Neri e a outros vultos consagrados da enfermagem”.

Pensando sobre a Semana de Enfermagem, e em como poderíamos enaltecer enfermeiros e técnicos de enfermagem gerando conhecimento, debates e ações de qualidade, a equipe do Nursebook se deparou com a mesma inquietação: Uma semana é muito pouco tempo para dedicar a esses profissionais que tanto fazem por nós!

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas
Cadastrar Login

Mês da Enfermagem

Dessa forma, decidimos transformar a Semana da Enfermagem, no Mês da Enfermagem, fazendo com que assim fosse possível homenagear, da melhor forma, todos os profissionais de enfermagem que tanto se dedicam ao cuidado ao próximo e, principalmente, destacar a atuação desses profissionais, da forma mais real e verdadeira, na fase atual que estamos vivendo.

O tema escolhido pelo nosso time de enfermeiros especialistas foi a Autonomia Profissional, um assunto que sempre acende os grandes debates dentro da área. Queríamos levantar um tema que fosse além da valorização e do reconhecimento do profissional de Enfermagem, mas que também englobasse esses tópicos tão essenciais.

Nosso maior desafio era como retratar e discutir a autonomia profissional, sem trazer os maiores clichês, ou seja, de uma forma diferente da usual. E isso se conectou de uma forma muito particular com o nosso objetivo de transformar a semana em um mês inteiro dedicado aos técnicos e enfermeiros. Porque desta forma, seremos capazes de gerar reflexões profundas e dividir este tema em quatro grandes temáticas. São elas:

  • Semana 1: O empreendedorismo e a enfermagem
  • Semana 2: Enfermagem e a Covid-19
  • Semana 3: Enfermagem ao redor do mundo
  • Semana 4: Os limites da atuação profissional

Dentro de cada semana teremos diversas ações espetaculares, como lives, podcasts, ebooks, entrevistas com outros profissionais etc. Tudo acontecerá de forma gratuita e com acesso fácil, portanto, fiquem atentos às nossas redes para maiores informações.

Ah! Aproveitem e baixem o NurseBook App que estará completamente aberto durante todo o mês de maio e conheçam a ferramenta que pode transformar a tomada de decisão do profissional na prática.

Autora:

 

Compartilhar
Publicado por
Thalita Neiva Breda Vettori

Posts recentes

Podemos utilizar corticoides na síndrome inflamatória multissistêmica em pediatria?

Um estudo britânico concluiu que os corticoides podem ser um tratamento eficaz para crianças com…

12 horas atrás

Novas diretrizes do ACR para o tratamento da artrite reumatoide (AR)

A artrite reumatoide (AR) é uma das artropatias inflamatórias mais prevalentes, acometendo preferencialmente mulheres entre…

13 horas atrás

Tratamento inovador para mutação de câncer de pulmão é aprovado no Brasil

Foi aprovada pela Anvisa o Tabrecta, tratamento para câncer de pulmão metastático de células não…

14 horas atrás

Terapia de anticorpos não demonstra eficácia na prevenção pós-exposição por Covid-19

Nesta semana, a farmacêutica AstraZeneca anunciou que sua terapia de anticorpos para Covid-19 não teve…

15 horas atrás

Noradrenalina perioperatória em acesso periférico

Uma revisão extensa de dados mostrou que a noradrenalina pode ser administrada em acesso venoso…

16 horas atrás

Inteligência artificial no rastreamento de câncer de mama

Diversos países implementaram programas de rastreamento do câncer de mama para diagnosticar a doença o…

17 horas atrás