NVPO: quais são os fatores de risco na pós cesariana?

Estudo analisa quais os fatores de risco que estariam relacionados a presença de NVPO em pacientes submetidas a cesariana.

A presença de náuseas e vômitos pós operatório (NVPO), não determina uma complicação grave, porém aumenta os custos e a estadia hospitalar, postergando a alta dos pacientes. Muitos fatores estão relacionados à maior incidência de NVPO. Fatores esses, ligados principalmente às características intrínsecas dos pacientes e relacionados ao próprio procedimento anestésico-cirúrgico.

Apesar de haver muitos estudos relacionados a NVPO em pacientes em geral, pouco se sabe sobre os fatores relacionados a NVPO na população obstétrica, uma vez que é uma amostra diferenciada, onde não há diferença de sexo nem de idade. Esse estudo visou determinar quais os fatores de risco que estariam relacionados a presença de náuseas e vômitos pós operatório em pacientes submetidas a cesariana.

Estudo sobre NVPO pós cesarianas.

O estudo de NVPO 

Esse estudo foi realizado durante o período de maio de 2016 a junho de 2018, no Hospital Universitário de Brasília (HUB). Todas as gestantes submetidas a parto cesariana, com raquianestesia exclusiva e que aceitaram participar do estudo, foram selecionadas. Ao todo foram estudadas 250 pacientes.

Foram realizados 8 mg de dexametasona e 8 mg de ondansetrona, no período intraoperatório, e 10 mg de metoclopramida SOS, no pós operatório, em todas as pacientes. As doses de bupivacaína e morfina foram realizadas de acordo com a preferência de cada anestesista responsável pelo procedimento. Nenhum antiemético regular foi prescrito para o período pós operatório.

NVPO foi definido como a presença de náuseas, vômitos ou força para vomitar, nas 24 horas após o procedimento, com avaliação pela anamnese e relatos da enfermagem. E náuseas e vômitos intra operatórios foram definidos como os mesmos sintomas, durante o período antes da raquianestesia, até o fechamento da pele.

O modelo simplificado de Apfel foi utilizado em todas as pacientes, sendo que os preditores sexo feminino e uso de opióides foram retirados, pois estavam presentes em todas a amostra. Preditores como presença de náuseas e vômitos no primeiro e terceiro trimestre de gestação também foram incluídos.

Resultados apresentados

O estudo apresentou algumas limitações, como local único da fonte de amostra (um único hospital) e tamanho de amostra pequeno.

Das 250 pacientes incluídas no estudo , 19,6% apresentaram quadro de NVPO, sendo que a maioria, 28,9%, apresentou no período tardio após alta da RPA,  entre 2-24 horas após o procedimento. A maioria das pacientes que apresentaram NVPO após a saída da RPA foram as mesmas que apresentaram no geral.

A maioria das pacientes eram mais jovens. Cerca de 16% apresentaram náuseas e vômitos no período intra operatório também. As pacientes que apresentaram episódios de náuseas e vômitos no primeiro trimestre de gestação, não apresentaram NVPO, levando a crer que este é um preditor de proteção e não um fator de risco. Uma das explicações pode ser que a exposição crônica aos hormônios da gestação, que induzem a náusea, pode dessensibilizar a paciente a NVPO.

Conclusão

Este estudo, apesar das limitações encontradas, evidenciou que fatores como ausência de náuseas e vômitos durante a gestação, náuseas durante a cesariana e idade materna foram os principais fatores de risco para maior incidência de NVPO.

Referências Bibliográficas:

  • Guimarães GM et alls.Fatores de risco para náusea e vômitos após cesariana: estudo prognóstico prospectivo.BJA. Vol. 70. Núm. 5. páginas 457-463 .01 Setembro 2020.
  • T.J. Gan, P. Diemunsch, A.S. Habib, et al.Consensus Guidelines for the Management of Postoperative Nausea and Vomiting.Anesth Analg., 118 (2014), pp. 85-113.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.