O ácido tranexâmico na anestesiologia

O ácido tranexâmico é um análogo sintético do aminoácido lisina, descoberto em laboratório. Saiba mais sobre sua atuação na anestesiologia.

O ácido tranexâmico (TXA) é um análogo sintético do aminoácido lisina, descoberto em laboratório em 1962. Inibe a fibrinólise ligando-se reversivelmente nos sítios de ligação da lisina no plasminogênio, impedindo a ligação deste ao ativador de plasminogênio tecidual, produzido pelo endotélio vascular. Uma vez inibida esta ligação, não ocorre sua ativação em plasmina e consequente clivagem da fibrina.

Foi inicialmente prescrito para controle de metrorragia, porém vem sendo cada vez mais estudado e ampliado seu uso para diversas especialidades cirúrgicas, traumas e controle de hemorragias.

ácido tranexâmico na anestesiologia

Relembrando a cascata de coagulação 

Após lesão do endotélio vascular, ocorre a exposição do colágeno subendotelial com adesão e ativação plaquetária. A degranulação plaquetária promove a agregação plaquetária e ativação de fatores de coagulação. A ativação do fator II (protrombina) em IIa (trombina) retroalimenta a ativação plaquetária, levando a formação do tampão plaquetário e ativa o fibrinogênio em fibrina. A rede de fibrina envolve o tampão plaquetária dando origem ao nosso coágulo.

O endotélio danificado produz o ativador de plasminogênio tecidual (tPa) que se liga ao plasminogênio ativando-o em plasmina. Esta, dissolve a fibrina, formando os produtos de degradação da fibrina (PDFs). O ácido tranexâmico impede a ligação do tPa com o plasminogênio, inibindo a lise da fibrina e preservando o coágulo sanguíneo.

A plasmina atua sobre as plaquetas, reduzindo ativação e agregação plaquetária. Portanto, ao inibir a formação de plasmina, o ácido tranexâmico ajuda a preservar a função das plaquetas. A plasmina e o plasminogênio também demonstram efeitos pró-inflamatórios, explicando por que após a administração do ácido tranexâmico ocorre uma redução da resposta inflamatória sistêmica.

Farmacocinética

O ácido tranexâmico tem um volume de distribuição de 9-12L e é 3% ligado a proteínas plasmáticas. Tem boa penetração em líquido e membranas sinoviais, bem como atravessa a placenta e a barreira hematoencefálica. É excretado de forma inalterada na urina e 90% é excretado dentro de 24h após uma dose intravenosa. Portanto, as doses devem ser ajustadas na insuficiência renal. Existem formulações orais, tópicas e intravenosas. 

Efeitos colaterais do ácido tranexâmico 

O TXA mostrou aumentar o risco de convulsão tônico-clônica quando utilizado em doses altas (>10mg/kg). Mecanismos causais possíveis incluem a inibição de GABA-A e receptores inibidores de glicina levando à estimulação de vias excitatórias.

Estudos in vivo, em animais, mostram de maneira dose dependente que o ácido tranexâmico pode aumentar a formação de trombos e consequente tromboembolismo venoso. Contudo, múltiplas meta-análises não conseguiram mostrar um risco aumentado de infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico, embolia pulmonar ou trombose venosa profunda com o ácido tranexâmico comparado ao placebo.

Outros efeitos colaterais incluem: diarreia; náuseas; vômitos; hipotensão (injeção rápida); distúrbios visuais e dermatite.

Uso clínico

  • Trauma: o trauma é um contribuidor importante para a mortalidade mundial, sendo a hemorragia causa de 30% dos óbitos hospitalares por traumatismo. O ácido tranexâmico intravenoso, comparado ao placebo, reduziu em 15% o risco de óbito por sangramento.
  • Obstetrícia: a hemorragia pós-parto é a principal causa de mortalidade materna em todo mundo. O ácido tranexâmico intravenoso, comparado ao placebo, reduziu em quase 30% o risco de óbito por sangramento, sem aumento de eventos adversos para a mãe ou bebê.
  • Cirurgia cardíaca: O ácido tranexâmico reduz a perda sanguínea, o risco de reoperação por hemorragia e a necessidade de hemotransfusão, sem um risco aumentado de óbito ou complicações trombóticas em pacientes submetidos a cirurgia com ou sem circulação extracorpórea. A exposição ao circuito extracorpóreo ativa o sistema fibrinolítico e causa disfunção plaquetária, assim, além de sua atividade antifibrinolítica, o ácido tranexâmico ajuda a preservar a função plaquetária durante o bypass cardiopulmonar. Pacientes submetidos à cirurgia cardíaca geralmente sofrem uma profunda síndrome de resposta inflamatória sistêmica, que leva ao choque e falência múltipla dos órgãos, e o TXA mostrou alterar a expressão de vários genes inflamatórios, suavizando esta resposta inflamatória. Doses mais baixas de TXA (5-10mg/kg) estão sendo cada vez mais usadas nos centros cardíacos do Reino Unido, com menos convulsões pós-operatórias observadas como resultado.
  • Ortopedia: O ácido tranexâmico tem uma excelente penetração na articulação e seu uso foi amplamente incluído em protocolos de artroplastia total de joelho e quadril.
  • Cirurgia de coluna: o ácido tranexâmico é recomendado em todas as cirurgias de coluna que trazem risco de sangramento importante (>30% do volume sanguíneo estimado total) e/ou cirurgia envolvendo fusão em 3 ou mais níveis vertebrais.
  • Outros: O ácido tranexâmico foi introduzido profilaticamente em uma ampla variedade de outras condições e procedimentos, incluindo hemofílicos submetidos a qualquer cirurgia, angioedema hereditário e prostatectomia. Deve ser usado, a menos que contraindicado, em qualquer outra cirurgia importante com risco de perda de mais de 500ml de sangue, ou perda de 10% do volume de sangue circulante.

Leia também: Hemorragia puerperal: prevenir com ácido tranexâmico na cesárea diminui a mortalidade?

Considerações finais

O ácido tranexâmico reduz significativamente a perda sanguínea perioperatória em uma ampla variedade de especialidades cirúrgicas e melhora a sobrevida em hemorragias decorrentes de traumatismo e parto. Tem relativamente poucas contraindicações e é bem tolerado pelos pacientes. Além disso, é um medicamento barato, que pode fazer a diferença em países menos favorecidos economicamente. 

Referências bibliográficas:

  • CRASH-2 trial collaborators. Effects of tranexamic acid on death, vascular occlusive events, and blood transfusion in trauma patients with significant haemorrhage (CRASH-2): a randomised, placebo-controlled trial. Lancet 2010;376:23-3. doi: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(10)60835-5
  • WOMAN trial collaborators. Effect of early tranexamic acid administration on mortality, hysterectomy, and other morbidities in women with post-partum haemorrhage (WOMAN): an international, randomised, double-blind, placebo controlled trial. Lancet 2017;389:2105-16. doi: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(17)30638-4
  • Kozek-Langenecker SA, Ahmed AB, Afshari A, et al. Management of severe perioperative bleeding: guidelines from the European Society of Anaesthesiology. Eur J Anaesthesiol 2017;34:332-395. doi: 10.1097/EJA.0000000000000630
  • Colomina MJ, Koo M, Basora M, Pizones J, Mora L and Bago J. Intraoperative tranexamic acid use in major spine surgery in adults: a multicentre, randomized, placebo-controlled trial. Br J anaesth 2017;118:380-90. doi: 10.1093/bja/aew434
  • Levy JH, Koster A, Quinones QJ, Milling TJ, Key NS. Anti-fibrinolytic therapy and perioperative considerations. Anesthesiology 2018;128:657-670. doi: 10.1097/ALN.0000000000001997

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.