O bloqueio da interleucina 1-beta (IL-1b) na osteoartrite de joelhos e quadril

Estudos buscam investigar efeitos do bloqueio da interleucina 1-beta com o anticorpo monoclonal Canaquinumabe em pacientes com osteoartrite.

Em 2017, foi publicado no New England Journal of Medicine o estudo CANTOS: um ensaio clínico duplo cego, controlado e randomizado com N = 10.061, que buscou investigar o bloqueio da interleucina 1-beta (IL-1b) com o anticorpo monoclonal Canaquinumabe em pacientes com osteoartrite e proteína C-reativa (PCR) de alta sensibilidade > 2 mg/L.

Foram utilizadas 3 doses diferentes (50, 150 e 300 mg, aplicação trimestral) versus placebo, os desfechos primários foram infarto agudo do miocárdio não fatal e a morte cardiovascular, e o estudo acompanhou os pacientes por 48 meses. Os resultados mostraram redução dos desfechos primários para a dose de 150 mg, embora às custas de um maior risco de infecções.

Leia também: Abordagem da osteoartrite de joelho na atenção primária

Paciente com osteoartrite de joelhos e quadril faz tratamento para bloqueio da interleucina 1-beta

Análise Exploratória

Em agosto de 2020, foi publicada no Annals of Internal Medicine uma análise exploratória sobre a incidência de artroplastia total de joelho (ATJ) ou de quadril (ATQ) na população do estudo CANTOS. Ao longo do seguimento (mediana de 3,7 anos) foi notado que os pacientes que utilizaram Canaquinumabe tiveram uma incidência 40-47% menor de ATJ ou ATQ que no grupo placebo. Os 3 esquemas de doses mostraram uma redução significativa nesses desfechos. O efeito benéfico continuou estatisticamente significativo, mesmo após a exclusão de pacientes com história prévia de artrite microcristalina ou outra artrite inflamatória.

Sabe-se que a IL-1b tem um papel na destruição articular e patogênese da dor na osteoartrite. Essa subanálise do estudo CANTOS representa uma pista que o bloqueio da IL-1b pode representar uma estratégia terapêutica na osteoartrose de grandes articulações. É preciso ressaltar, no entanto, que o estudo CANTOS não foi desenhado para determinar a eficácia do Canaquinumabe na osteoartrite. São necessários, portanto, mais estudos para a avaliação do bloqueio da IL-1b na osteoartrite.

Referências bibliográficas:

  • Ridker PM, et al. Antiinflammatory therapy with canakinumab for atherosclerotic disease. New England Journal of Medicine. 2017;377(12): 1119-1131.
  • Schieker M, et al. Effects of Interleukin-1β Inhibition on Incident Hip and Knee Replacement: Exploratory Analyses From a Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial. Annals of Internal Medicine. 2020.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades