Reumatologia

O bloqueio da interleucina 1-beta (IL-1b) na osteoartrite de joelhos e quadril

Tempo de leitura: 2 min.

Em 2017, foi publicado no New England Journal of Medicine o estudo CANTOS: um ensaio clínico duplo cego, controlado e randomizado com N = 10.061, que buscou investigar o bloqueio da interleucina 1-beta (IL-1b) com o anticorpo monoclonal Canaquinumabe em pacientes com osteoartrite e proteína C-reativa (PCR) de alta sensibilidade > 2 mg/L.

Foram utilizadas 3 doses diferentes (50, 150 e 300 mg, aplicação trimestral) versus placebo, os desfechos primários foram infarto agudo do miocárdio não fatal e a morte cardiovascular, e o estudo acompanhou os pacientes por 48 meses. Os resultados mostraram redução dos desfechos primários para a dose de 150 mg, embora às custas de um maior risco de infecções.

Leia também: Abordagem da osteoartrite de joelho na atenção primária

Análise Exploratória

Em agosto de 2020, foi publicada no Annals of Internal Medicine uma análise exploratória sobre a incidência de artroplastia total de joelho (ATJ) ou de quadril (ATQ) na população do estudo CANTOS. Ao longo do seguimento (mediana de 3,7 anos) foi notado que os pacientes que utilizaram Canaquinumabe tiveram uma incidência 40-47% menor de ATJ ou ATQ que no grupo placebo. Os 3 esquemas de doses mostraram uma redução significativa nesses desfechos. O efeito benéfico continuou estatisticamente significativo, mesmo após a exclusão de pacientes com história prévia de artrite microcristalina ou outra artrite inflamatória.

Sabe-se que a IL-1b tem um papel na destruição articular e patogênese da dor na osteoartrite. Essa subanálise do estudo CANTOS representa uma pista que o bloqueio da IL-1b pode representar uma estratégia terapêutica na osteoartrose de grandes articulações. É preciso ressaltar, no entanto, que o estudo CANTOS não foi desenhado para determinar a eficácia do Canaquinumabe na osteoartrite. São necessários, portanto, mais estudos para a avaliação do bloqueio da IL-1b na osteoartrite.

Referências bibliográficas:

  • Ridker PM, et al. Antiinflammatory therapy with canakinumab for atherosclerotic disease. New England Journal of Medicine. 2017;377(12): 1119-1131.
  • Schieker M, et al. Effects of Interleukin-1β Inhibition on Incident Hip and Knee Replacement: Exploratory Analyses From a Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial. Annals of Internal Medicine. 2020.
Compartilhar
Publicado por
Gabriela Guimarães Moreira Balbi

Posts recentes

Whitebook – Doença da Arranhadura do Gato (DAG)

A DAG é desenvolvida pelo contato da pele humana com as unhas ou a língua…

1 dia atrás

Vaginose bacteriana: como identificar e abordar essa condição?

A vaginose bacteriana (VB) é a causa mais comum de corrimento vaginal em mulheres na…

2 dias atrás

Mais de 30 conteúdos novos no Whitebook; confira

Esta semana, o Whitebook ganhou 33 conteúdos novos. Além disso, 170 foram atualizados. Veja os…

2 dias atrás

Explorando emoções e percepções do paciente

Na terceira publicação da série Comunicação Médica, abordamos a importância da valorização das emoções na…

2 dias atrás

Informe-se sobre o piso salarial da enfermagem

A lei 14.434 institui o piso salarial de enfermagem, para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares…

2 dias atrás

Hemorragia pós-parto: Quais são os fatores de risco para falha do tamponamento intrauterino?

Um trabalho revisou quais fatores poderiam facilitar a falha do tamponamento por balão em pacientes…

2 dias atrás