Página Principal > Saúde & Tecnologia > O Brasil no ranking de publicações científicas mundiais

O Brasil no ranking de publicações científicas mundiais

Recentemente, foi publicado um relatório da American Journal Experts com uma análise das tendências de publicação atuais, principais áreas de estudo, e periódicos e instituições com maior número de publicações.

Em 2016, foram publicados 2.159.921 artigos em todo mundo, sendo os Estados Unidos, China, Reino Unido, Alemanha e Índia os países com maior número de publicações. Neste ranking, o Brasil aparece em 13º lugar.

No Brasil, cerca de 60 mil publicações foram registradas no ano passado. A produção de publicações do país aumentou 125% na última década. Em comparação com o ano de 2007, por exemplo, esse número não ultrapassava 30 mil.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Com 10,286 publicações a Universidade de São Paulo lidera o número de publicações, seguida pela Universidade Estadual Paulista, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

As principais áreas de estudo são:

  • Medicina;
  • Ciências Agrícolas e Biológicas;
  • Bioquímica, Genética e Biologia Molecular;
  • Física e Astronomia;
  • Química.

Autora:

Referências:

  • Relatório AJE de Publicações Acadêmicas: Brasil. American Journal Experts (AJE) [Internet]. 2016. 2 p. Disponível em: https://www.aje.com/br/arc/dist/docs/Brazil-scholarly-publishing-report-2016-translated.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.