O Brasil no ranking de publicações científicas mundiais

Foi publicado uma análise das tendências de publicação atuais, principais áreas de estudo, e periódicos e instituições com maior número de publicações.

Recentemente, foi publicado um relatório da American Journal Experts com uma análise das tendências de publicação atuais, principais áreas de estudo, e periódicos e instituições com maior número de publicações.

Em 2016, foram publicados 2.159.921 artigos em todo mundo, sendo os Estados Unidos, China, Reino Unido, Alemanha e Índia os países com maior número de publicações. Neste ranking, o Brasil aparece em 13º lugar.

No Brasil, cerca de 60 mil publicações foram registradas no ano passado. A produção de publicações do país aumentou 125% na última década. Em comparação com o ano de 2007, por exemplo, esse número não ultrapassava 30 mil.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Com 10,286 publicações a Universidade de São Paulo lidera o número de publicações, seguida pela Universidade Estadual Paulista, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

As principais áreas de estudo são:

  • Medicina;
  • Ciências Agrícolas e Biológicas;
  • Bioquímica, Genética e Biologia Molecular;
  • Física e Astronomia;
  • Química.

Referências:

  • Relatório AJE de Publicações Acadêmicas: Brasil. American Journal Experts (AJE) [Internet]. 2016. 2 p. Disponível em: https://www.aje.com/br/arc/dist/docs/Brazil-scholarly-publishing-report-2016-translated.pdf

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags