Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Clínica Médica / O clínico deve utilizar ultrassonografia na emergência?
aparelho de ultrassonografia

O clínico deve utilizar ultrassonografia na emergência?

Esse conteúdo é exclusivo para
usuários do Portal PEBMED.

Tenha acesso ilimitado a todos os artigos, quizzes e casos clínicos do Portal PEBMED.

Faça seu login ou inscreva-se gratuitamente!

Desde já, a resposta é sim. Isso porque, a ultrassonografia é uma ferramenta primordial no auxílio ao diagnóstico de inúmeras patologias, principalmente, no ambiente do pronto socorro. É um método não invasivo, livre de radiação, baixo custo, fácil execução, portátil, boa aplicabilidade e rapidez.

Diante disso, o emergencista, deve se atentar para o correto uso dessa ferramenta em seus pacientes, tanto para melhor elucidação dos casos bem como maior agilidade na tomada de decisão terapêutica.

Ultrassonografia

A utilização desses equipamentos em conjunto com a anamnese e exame físico possuem maior acurácia em relação ao modelo tradicional. Além do mais, a ultrassonografia também pode ser usada como guia na realização de procedimentos invasivos, com aumento da taxa do sucesso e redução na taxa de complicações.

É cada vez mais comum encontrarmos o ultrassom durante procedimentos como acesso vascular central, toracocentese, paracentese, pericardiocentese, artrocentese, localização e remoção de corpo estranho e biópsias, antes feito “às cegas”.

Leia também: Pancreatite: devo solicitar ultrassonografia abdominal?

Nesse caminho, algumas Escolas de Ultrassom oferecem cursos rápidos de capacitação prática dos médicos que vivenciam a realidade do pronto socorro. Ter esse conhecimento facilita e abrange sua capacidade de definir diagnósticos com precisão diante de casos mais complexos.

Vale a pena enriquecer ainda mais sua capacidade técnica, principalmente se já vivencia a realidade de uma sala de urgência.

Quer receber as principais novidades em Clínica Médica? Participe do nosso grupo do Whatsapp!

Autor:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.