O efeito da amamentação na endometriose

Foi realizado estudo com o objetivo de relacionar a amamentação com uma possível melhora das dores pélvicas nas pacientes com endometriose.

A endometriose é uma doença inflamatória estrogênio dependente com alta prevalência entre as mulheres na menacme. Esta patologia ginecológica é responsável por diminuir a qualidade de vida das mulheres, devido à dismenorreia, dor pélvica crônica e dispareunia. Sendo um desafio para o ginecologista o controle álgico.

Leia também: O receptor 1 do neuropeptídeo S é um alvo de tratamento não hormonal na endometriose

O efeito da amamentação na endometriose

Estudo recente

Em outubro de 2021 foi publicado um estudo prospectivo observacional no International Journal of Environmental Research and Public Health, com o objetivo de relacionar a amamentação com uma possível melhora das dores pélvicas nas pacientes com endometriose. Entre janeiro de 2017 a junho de 2019, 156 grávidas com endometriose comprovadas histologicamente foram selecionadas para acompanhamento durante o puerpério. Entre os critérios de exclusão estava o uso de anticoncepcional oral e alimentação artificial exclusiva para o bebê.

Resultados

De acordo com Prosperi Porta (2021), todas as pacientes apresentaram uma melhora significativa da dismenorreia proporcionalmente com a duração da amamentação. A dor pélvica crônica melhorou apenas nas mulheres que amamentaram exclusivamente seus bebês. Não houve melhora nas queixas de dispareunia. As pacientes que apresentavam endometriomas tiveram uma redução dos mesmos com a amamentação.

Saiba mais: Síndrome do intestino irritável (SII) ou endometriose?

Apesar da endometriose ser uma causa de infertilidade, para as mulheres que conseguem engravidar, seja após algum tratamento ou não, o estímulo à amamentação deve ser realizado pela equipe multidisciplinar que presta assistência a essas mulheres. Do mesmo modo que devemos fazer com outras puérperas, porém, neste caso, esta informação trazida neste artigo deve ser adicionada para benefício da paciente com endometriose.

Quer segurança na hora da decisão clínica? A Med Friday do Whitebook é a oportunidade de você dar um grande passo em sua carreira! Assine com desconto o aplicativo médico que tem todas as respostas que você precisa, a um toque de distância!

Referências bibliográfica:

  • Prosperi Porta R, Sangiuliano C, Cavalli A, Hirose Marques Pereira LC, Masciullo L, Piacenti I, Scaramuzzino S, Viscardi MF, Porpora MG. Effects of Breastfeeding on Endometriosis-Related Pain: A Prospective Observational Study. Int J Environ Res Public Health. 2021 Oct 10;18(20):10602. doi: 10.3390/ijerph182010602.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.