Leia mais:
Leia mais:
O efeito da amamentação na endometriose
Doação de leite materno no contexto de pandemia de Covid-19
Ministério da Saúde recomenda amamentação durante imunização de crianças, para redução da dor
AAP 2021: associação de amamentação com asma infantil
O receptor 1 do neuropeptídeo S é um alvo de tratamento não hormonal na endometriose

O efeito da amamentação na endometriose

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A endometriose é uma doença inflamatória estrogênio dependente com alta prevalência entre as mulheres na menacme. Esta patologia ginecológica é responsável por diminuir a qualidade de vida das mulheres, devido à dismenorreia, dor pélvica crônica e dispareunia. Sendo um desafio para o ginecologista o controle álgico.

Leia também: O receptor 1 do neuropeptídeo S é um alvo de tratamento não hormonal na endometriose

O efeito da amamentação na endometriose

Estudo recente

Em outubro de 2021 foi publicado um estudo prospectivo observacional no International Journal of Environmental Research and Public Health, com o objetivo de relacionar a amamentação com uma possível melhora das dores pélvicas nas pacientes com endometriose. Entre janeiro de 2017 a junho de 2019, 156 grávidas com endometriose comprovadas histologicamente foram selecionadas para acompanhamento durante o puerpério. Entre os critérios de exclusão estava o uso de anticoncepcional oral e alimentação artificial exclusiva para o bebê.

Resultados

De acordo com Prosperi Porta (2021), todas as pacientes apresentaram uma melhora significativa da dismenorreia proporcionalmente com a duração da amamentação. A dor pélvica crônica melhorou apenas nas mulheres que amamentaram exclusivamente seus bebês. Não houve melhora nas queixas de dispareunia. As pacientes que apresentavam endometriomas tiveram uma redução dos mesmos com a amamentação.

Saiba mais: Síndrome do intestino irritável (SII) ou endometriose?

Apesar da endometriose ser uma causa de infertilidade, para as mulheres que conseguem engravidar, seja após algum tratamento ou não, o estímulo à amamentação deve ser realizado pela equipe multidisciplinar que presta assistência a essas mulheres. Do mesmo modo que devemos fazer com outras puérperas, porém, neste caso, esta informação trazida neste artigo deve ser adicionada para benefício da paciente com endometriose.

Quer segurança na hora da decisão clínica? A Med Friday do Whitebook é a oportunidade de você dar um grande passo em sua carreira! Assine com desconto o aplicativo médico que tem todas as respostas que você precisa, a um toque de distância!

Autor(a):

Referências bibliográfica:

  • Prosperi Porta R, Sangiuliano C, Cavalli A, Hirose Marques Pereira LC, Masciullo L, Piacenti I, Scaramuzzino S, Viscardi MF, Porpora MG. Effects of Breastfeeding on Endometriosis-Related Pain: A Prospective Observational Study. Int J Environ Res Public Health. 2021 Oct 10;18(20):10602. doi: 10.3390/ijerph182010602.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.