Envelhecimento da população em foco no Dia Mundial do Cérebro 2016

Todos os anos, a WFN comemora o Dia Mundial do Cérebro em 22 de julho. O tema escolhido para 2016 é “a saúde do cérebro no envelhecimento da população”.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

250-BANNER3Todos os anos, a World Federation of Neurology comemora o Dia Mundial do Cérebro em 22 de julho. O tema escolhido para 2016 é “a saúde do cérebro no envelhecimento da população”. No mundo, mais de 800 milhões de pessoas tem mais de 60 anos (cerca de 12% da população total) e este número crescerá rapidamente, com a expectativa de chegar a mais de 2 bilhões (21% da população do mundo) até 2050. Atualmente, cerca de 15% da população idosa tem mais de 80 anos. Estima-se que em 2047 teremos mais idosos que crianças.

O envelhecimento da população tem graves consequências sociais, econômicas e na saúde, pois a prevalência de doenças crônicas e deficiências aumenta com a idade. No futuro, o apoio financeiro e social aos idosos será um dos grandes desafios para os governos, no que diz respeito à saúde.

A saúde do cérebro

A saúde do cérebro é determinante para o bem-estar social e econômico das pessoas idosas no futuro. Por um lado, as autoridades de saúde estão profundamente preocupados com a situação atual e as tendências futuras da nossa população crescente, mas pouco tem sido feito para lidar com essas necessidades.

O que pode ser feito? Prevenção. O primeiro passo para a prevenção das doenças neurológicas é melhorar os conceitos e a compreensão da saúde do cérebro entre a população mais jovem, a fim de ajudar a prevenir a doença cerebral e melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas. Um exemplo de boas medidas de prevenção é tratar os níveis de pressão arterial e de açúcar no sangue, que são fatores de risco para a doença de Alzheimer.

ban

Como melhorar a saúde do cérebro, prevenir ou tratar doenças neurológicas e cuidar de pessoas com AVC?

AVC e demência estão entre as doenças neurológicas que mais afetam as pessoas idosas. Para estas condições, existem fatores de risco evitáveis e modificáveis. Educação, exercícios cognitivos, atividade física e nutrição são importantes áreas de intervenção para a prevenção e abrandamento do declínio cognitivo. Parkinson é uma desordem neurodegenerativa, mas o tratamento sintomático eficaz está disponível.

A saúde emocional é tão importante quanto a saúde cognitiva nas pessoas idosas. Intervenções eficazes estão disponíveis para manutenção e promoção da saúde emocional.

Apesar de estratégias de prevenção, a idade é um fator de risco inevitável, assim como os efeitos de doenças degenerativas e hereditárias sobre o cérebro e o sistema neuromuscular. Cuidados paliativos precisam ser integrados no conceito de assistência neurológica ao lidar com o envelhecimento da população.

Dados mundias:

Estima-se que 10 a 20% das pessoas com idades entre 60 e 80 anos sofrem de uma ou mais doenças neurológicas. Mais de 30% das pessoas acima dos 80 sofrem de pelo menos uma doença neurológica.

Incapacidade resultantes de doenças neurológicas é alta e continua crescendo. Estima-se que mais de 20% das pessoas com idade superior a 60 anos precisam de apoio para as atividades diárias. Quase metade das despesas na área da saúde estão relacionadas com o atendimento de pessoas idosas, e projeta-se que esse número suba para 66% até 2030.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências: https://www.wfneurology.org/world-brain-day-2016
https://www.thelancet.com/journals/laneur/article/PIIS1474-4422(16)30171-5/fulltext

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão