O impacto na saúde mental dos familiares de pacientes com covid-19 grave

Um estudo aferiu a prevalência de sintomas relacionados à saúde mental e qualidade de vida de familiares de sobreviventes da covid-19 grave.

O processo da doença grave tem impacto nos sobreviventes e também em seus familiares. Tal repercussão é conhecida como Síndrome Pós-Cuidados Intensivos Familiar (PICS-F). O impacto no longo prazo pode resultar em menor qualidade de vida dos familiares de sobreviventes da covid-19 grave.  

As novas incapacidades e sintomas persistentes manifestados em sobreviventes da covid-19 já foram descritas na literatura e analisadas aqui no Portal. A síndrome pós- covid ou long covid pode envolver impacto na saúde mental, capacidade funcional e retorno ao trabalho dos sobreviventes. No entanto, ainda é desconhecido o impacto na saúde mental a longo prazo dos familiares de pacientes covid -19 grave que foram internados em UTI. 

covid-19 grave

Sobre o estudo 

Foi publicado na Intensive Care Medicine, em fevereiro de 2022, o artigo Mental health symptoms in family members of COVID-19 ICU survivors 3 and 12 months after ICU admission: a multicentre prospective cohort study. O objetivo do estudo foi aferir a prevalência de sintomas relacionados à saúde mental e qualidade de vida de familiares de sobreviventes à covid-19 que foram admitidos em UTI. A análise envolveu os períodos de três e doze meses após admissão na UTI. Além disso, objetivou explorar fatores de risco associados ao impacto na saúde mental dessa população.  

Trata-se de estudo de coorte prospectivo que envolveu UTIs de dez hospitais na Holanda. Foram incluídos para recrutamento dos familiares, 254 pacientes sobreviventes à covid-19 grave que foram internados em UTI. Tais pacientes foram admitidos na UTI durante a primeira onda de casos na Holanda, representada pelo período de março de 2020 a julho de 2020.  

Os pacientes foram incluídos no estudo após alta da UTI. Assim que a inclusão acontecesse, logo após a alta, o membro mais próximo da família era abordado para inclusão no estudo, após consentimento. Três questionários foram entregues aos familiares em três momentos diferentes: 

  • Questionário 0 (baseline) – sobre a qualidade de vida percebida antes da admissão do paciente na UTI. Respondido logo após a inclusão.  
  • Questionário 1 – aplicado três meses após a admissão do paciente na UTI;
  • Questionário 2 – aplicado doze meses após a admissão do paciente na UTI. 

Os desfechos pesquisados foram sintomas relacionados à depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático (PTSD). Para os sintomas relacionados à ansiedade e depressão, foi utilizada a escala HADS (Hospital Anxiety and Depression Scale). Para aferir o transtorno de estresse pós-traumático, foi utilizada a escala Impact of Event-Revised (IES-R). Além disso, qualidade de vida foi aferida utilizando o SF-12 (Short Form Health Survey), PCS (Physical Component Summary) e MCS (Mental Component Summary).  

Saiba mais: O impacto da Covid-19 grave em novas incapacidades e retorno ao trabalho

Resultados 

Um total de 197 familiares consentiram em participar do estudo. 166 familiares completaram o questionário do baseline e de doze meses do follow-up. Desses 166 familiares, apenas 153 completaram o questionário de três meses. A média de idade dos familiares foi de 57,8 anos. Cerca de 55% dos familiares relataram ter apresentado sintomas da covid-19. 

Vamos avaliar agora os principais resultados relacionados à saúde mental dos familiares: 

  • A prevalência dos sintomas de ansiedade e depressão foi significativamente maior no follow-up de doze meses quando comparado ao baseline. No entanto, o pico aconteceu na avaliação de três meses.

– Ansiedade: antes da admissão na UTI (17%), em três meses (31,6%) e doze meses (29%); 

– Depressão: antes da admissão na UTI (15,8%), em três meses (28,3%) e doze meses (22,8%); 

  • Em relação ao Transtorno de Estresse Pós-Traumático (PTSD), em três meses a prevalência foi de 29,6% e em doze meses de 20,2%; 
  • Comparada à baseline, os familiares apresentaram maior número de sintomas relacionados à saúde mental, de forma significativa, em três e doze meses: Mental Composite Score positivo em 22,4% vs. 46,1% (p<0,001) e 22,4% vs. 38,3% (p<0,001), respectivamente. 

Em relação ao retorno ao trabalho, um total de 104 familiares trabalhavam antes da admissão dos sobreviventes à UTI. Doze meses após a admissão na UTI, 29 familiares relataram problemas relacionados ao trabalho.  

Fatores de risco associados ao impacto na saúde mental 

Após análise multivariada, a presença de ansiedade e depressão, antes da admissão na UTI, foram fatores de risco associados de forma significativa com o desenvolvimento de sintomas relacionados à saúde mental pelos familiares, doze meses após admissão na UTI (p=0,002).  

Conclusões dos autores 

Até a publicação do presente estudo, não há na literatura outros estudos evidenciando desfechos em doze meses da saúde mental de familiares de pacientes sobreviventes à covid-19 grave. 

A doença grave pela covid-19 impõe não somente sintomas a longo prazo para os pacientes sobreviventes, mas também para seus familiares. Após três e doze meses da admissão na UTI, a prevalência de sintomas relacionados à saúde mental em familiares de sobreviventes à covid-19 grave (internados em UTI) é significativamente maior quando comparado ao estado pré-UTI. Além disso, os familiares apresentaram redução na qualidade de vida e dificuldade no retorno ao trabalho.  

Mensagens práticas 

  • A síndrome pós-covid ou long covid apresenta um espectro variado de manifestações clínicas em pacientes sobreviventes à covid-19 grave. Maior número e variedade de sintomas têm sido documentada nos pacientes pós-doença grave; 
  • O estudo em questão aponta que os familiares também sofrem impacto da doença grave que acomete o membro da família; 
  • Chama atenção a maior prevalência de sintomas mentais nos familiares (ansiedade e depressão), com pico em três meses.  
  • Em vários centros, houve restrição de visitas ou comunicação reduzida com os familiares por questões sanitárias relacionadas à pandemia.  
  • Os achados acima podem ajudar a direcionar estratégias aos familiares (ex: melhora da comunicação, humanização do cuidado, flexibilização de visitas) no sentido de mitigar o impacto na saúde mental e devem ser de conhecimento das equipes e instituições. 

  

 

Referências bibliográficas: 

  • Heesakkers, H., van der Hoeven, J.G., Corsten, S. et al. Mental health symptoms in family members of COVID-19 ICU survivors 3 and 12 months after ICU admission: a multicentre prospective cohort study. Intensive Care Med (2022). https://doi.org/10.1007/s00134-021-06615-8 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.