O Índice de Sarcopenia pode predizer o risco de complicações pós-cirurgias de fraturas do quadril em idosos?

As fraturas do quadril são comuns em idosos e tratadas por procedimentos cirúrgicos que promovem consolidação ou encurtam seu curso.

As fraturas do quadril são comuns em idosos e são tratadas por procedimentos cirúrgicos que promovem consolidação ou encurtam o curso da patologia. Entretanto, esses pacientes possuem alto risco de complicações pós-operatórias cuja prevenção é alvo de pesquisa constante. A sarcopenia está associada a pior prognóstico e até morte após cirurgias para fraturas de quadril, podendo ser medida através de bioimpedância, tomografia ou ressonância magnética. Entretanto, essas medidas requerem aparelhagem específica e alto custo.

Recentemente, o Índice de Sarcopenia (IS, creatinina sérica [mg/dl]/cistatina C [mg/l] x 100) tem sido recomendado para avaliar massa muscular. Um estudo publicado no último mês na revista BioMed Central buscou avaliar a utilidade desse índice como marcador preditivo do risco de complicações pós-operatórias de fraturas do quadril em idosos.

Leia também: Fraturas traumáticas também estão relacionadas à osteoporose?

O índice de sarcopenia baseado na creatinina e cistatina C pode predizer o risco de complicações pós-cirurgias de fraturas do quadril em idosos?

O estudo

O estudo retrospectivo observacional foi conduzido na China em 897 pacientes (306 homens e 591 mulheres) maiores de 60 anos operados com fraturas de quadril entre 2010 e 2017. Foram excluídos pacientes com tumores ou disfunção renal grave. O IS foi calculado após coleta de sangue no pré-operatório dos pacientes. Os pacientes foram divididos em 2 grupos de acordo com a cirurgia realizada (fixação interna ou artroplastia) e de acordo com o SI (baixo – < 74,29 ou alto – > 74,29). 

As complicações pós-operatórias incluíram pneumonia (12%), infecções de trato urinário (1,8%), falência respiratória (1,5%), falência cardíaca (1,6%) e alterações relacionadas à cicatrização da ferida (3,6%). No grupo das artroplastias, após correção de fatores de confundimento, um IS alto foi associado a menor risco de pneumonia (IC 95% 0,18-0,89, OR: 0,39), sem diferença significativa quanto às outras complicações.

Saiba mais: Fraturas distais do fêmur e fraturas do quadril em idosos: qual apresenta maior mortalidade?

O estudo possui uma série de limitações. Foi realizado em uma única instituição com tamanho de amostra limitado, além de ser retrospectivo, sujeito a vieses de seleção. Também não foi possível avaliar a massa muscular pelos métodos de bioimpedância ou imagem.

Conclusão

O Índice de Sarcopenia baseado na creatinina sérica e cistatina C pode predizer pneumonia como complicação de pacientes idosos operados de fraturas do quadril. Mais estudos com maior grau de evidência são necessários a fim de corroborar tais achados.

Referências bibliográficas:

  • Chen X, Shen Y, Hou L. et al. Sarcopenia index based on serum creatinine and cystatin C predicts the risk of postoperative complications following hip fracture surgery in older adults. BMC Geriatr. 2021;21:541. doi: 10.1186/s12877-021-02522-1.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.