O passaporte da vacina nos ambientes de trabalho

É fundamental que os empregadores garantam condições de trabalho seguras e saudáveis aos trabalhadores, incluindo o passaporte vacinal.

Segundo dados dos boletins epidemiológicos do Observatório da Covid-19 da Fiocruz, o número de casos graves que resultaram em internações hospitalares e óbitos tem reduzido significativamente ao longo dos últimos meses da pandemia em todo país. 

Além das medidas de prevenção da transmissão do Sars-CoV2, como distanciamento social, uso de máscaras e higiene das mãos, é importante destacar que o aumento da vacinação da população proporcionou muitos efeitos positivos para queda dos indicadores de óbitos e internações em unidades de terapia intensiva hospitalares. 

Observou-se redução nas taxas de letalidade no país. Em 24 estados há manutenção da incidência, um estado com aumento e dois com redução de casos por Covid-19. Em relação aos óbitos, há três estados com tendência de queda, 17 estados com manutenção e apenas dois com tendência de aumento. Em relação às taxas de ocupação de leitos UTI Covid-19 para adultos, há 25 estados com níveis de alerta baixo.

Segundo os últimos dados de vacinação disponibilizados pelo Ministério da Saúde Organização em 08/21, observa-se que 75% da população recebeu a primeira dose, 65% está totalmente vacinada e 9% recebeu a dose de reforço. 

Desta forma, percebe-se que o avanço da vacinação combinado com as medidas preventivas para redução da transmissão, tem resultado em mitigação dos impactos da Covid-19 no país.

passaporte da vacina

Trabalho e passaporte da vacina

Diante do exposto, pode-se inferir que, de acordo com as evidências epidemiológicas, o principal fator para a queda desses indicadores é o processo de vacinação da população em geral, pois quanto maior a cobertura vacinal mais chances de controlar os efeitos graves da pandemia com maior segurança.  

É relevante a reflexão sobre a adoção do passaporte da vacina para estímulo à imunização além da proteção coletiva, principalmente nos diversos ambientes de trabalho pois os benefícios da proteção coletiva vão para além dos trabalhadores: suas famílias, filhos, colegas de trabalho, para comunidade.

Em média, 20% dos trabalhadores brasileiros atuam em profissões com maior risco de exposição à Covid-19. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, nos últimos oito meses de 2021, as ocupações com maior número de desligamentos por mortes foram de motoristas de caminhão, faxineiros, vendedores de comércio varejista, porteiros, vigilantes e seguranças, profissionais de serviços de saúde. 

Os dados apresentados foram baseados no Cadastro Geral de Empregadores e Desempregados (Caged), refletindo apenas o mercado formal e não discorre sobre as causas dos óbitos dos trabalhadores. Entretanto, o cenário na pandemia, mostra que as ocupações mais afetadas foram aquelas que necessitaram de trabalho presencial, ou seja, o trabalhador precisou sair de sua residência, estando mais exposto às infecções por Sars-CoV2.

As organizações públicas e privadas necessitam promover ambientes de trabalho com condições adequadas para o retorno presencial dos trabalhadores, assumindo sua responsabilidade social e contribuindo para manutenção da saúde da sua força de trabalho. 

É necessário que as instituições incluam estratégias para estimular seus trabalhadores à imunização contra Covid-19, criando campanhas e canais de comunicação no ambiente de trabalho para enfatizar os benefícios da vacinação, sanando as dúvidas existentes sobre vacinas, disponibilizando as informações do calendário vacinal da cidade, e ainda liberando o trabalhador para ir à unidade de saúde no dia da vacinação.

Leia também: Covid-19: Aglomerações nos estádios de futebol

É fundamental que os empregadores garantam condições de trabalho seguras e saudáveis aos trabalhadores com objetivo de prevenir e controlar a infecção por Sars-CoV2, seja através do incentivo ao passaporte da vacina ou promovendo medidas de proteção como o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI), controle dos ambientes para reduzir propagação de doenças, reforçar a importância da manutenção das medidas de prevenção como higienização das mãos, uso de máscara, distanciamento físico e evitar aglomerações em locais fechados.

Referências bibliográficas:

 

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades