O que 2021 trouxe em atualização para pacientes com insuficiência cardíaca

Veja os principais conceitos e mudanças sobre insuficiência cardíaca na cardiologia, durante o ano de 2021.

O ano de 2021 foi marcado pela pandemia de COVID-19, entretanto avanços em outras áreas da medicina não pararam e a cardiologia não foi diferente, deixamos aqui os principais conceitos e mudanças sobre insuficiência cardíaca.

imagem de coração de paciente com insuficiência cardíaca

Mudanças sobre insuficiência cardíaca

1- O tratamento clínico é a pedra angular da terapia para IC com fração de ejeção reduzida. A cesta de medicamentos conta com inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA) / bloqueadores dos receptores de angiotensina (BRA), com ou sem inibidor da neprilisina, betabloqueadores (Bb), antagonistas mineralocorticoides e inibidores do co-transportador de sódio-glicose 2 (iSGLT2).

2- A terapia de ressincronização é recomendada para pacientes com fração de ejeção menor que que 35%, com QRS acima de 150 ms, com morfologia de bloqueio de ramo esquerdo.

3- Se a etiologia da IC for isquêmica, pacientes com fração de ejeção abaixo de 35% têm indicação de implante de cardiodesfibrilador, para outras etiologias o dispositivo deve ser considerado.

4- O tratamento para IC aguda deve englobar a resolução da causa da descompensação e pode ser necessário o uso de diuréticos, vasodilatadores, agentes inotrópicos, dispositivos de suporte circulatório e terapia de substituição renal, conforme apresentação clínica.

5- O seguimento pós alta hospitalar em 1 a 2 semanas, a nível ambulatorial, é recomendável a fim de avaliar sinais de congestão, a tolerância em relação as drogas, e o aumento de doses de acordo com as recomendações de diretrizes.

6- Pacientes com IC devem ser periodicamente avaliados para anemia e deficiência de ferro, a reposição do mineral com carboximaltose férrica está indicada em pacientes com ferritina abaixo de 100 ng/mL e deve ser considerada em pacientes com valores entre 100 e 299 ng/mL.

7- Pacientes em que a fibrilação atrial é considerada a culpada pela piora clínica são considerados para isolamento das veias pulmonares.

8- Pacientes com dilatação ventricular e insuficiência mitral importante, secundária, devem ser avaliados para reparo percutâneo da valva mitral.

9- Pacientes acima dos 65 anos, com aumento da espessura da parede ventricular, devem ser rastreados para amiloidose, pois o tratamento com tafamidis pode impactar no desfecho da doença.

10- A insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada ainda carece de droga modificadora de doença, porém alguns medicamentos, como a espironolactona e os inibidores SGLT2 mostraram algum avanço no tratamento da doença.

Referência bibliográfica:

  • Adamo M, Gardner RS, McDonagh TA, Metra M. The “Ten Commandments” of the 2021 ESC guidelines for the diagnosis and treatment of acute and chronic heart failure. Eur Heart J 2021;Dec 18

 

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades