Leia mais:
Leia mais:
KDIGO 2021: veja as atualizações sobre controle pressórico na doença renal crônica
ILAE divulga recomendações para as convulsões neonatais
Já conhece as novas diretrizes de diagnóstico e tratamento de HAS?
Covid-19: Confira as atualizações do guideline do National Institute of Health (NIH)
Check-up Semanal: azitromicina na Covid-19, diretrizes para aborto recorrente e mais![podcast]

O que deve ser considerado como uma hipoglicemia clinicamente significativa?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A American Diabetes Association em conjunto com a European Association for the Study of Diabetes acabam de divulgar suas atualizações para o manejo e tratamento da hipoglicemia. Segundo a nova diretriz hipoglicemia clinicamente significativa é considerada a partir de 54 mg/dL.

Segundo a nova diretriz, a gravidade da hipoglicemia pode ser estratificada em 3 níveis:

Nível 1: Glicose ≤ 70 mg/dL e > 54 mg/dL: Faixa limítrofe em que a hipoglicemia não é considerada clinicamente relevante para ser reportada em estudos.

Nível 2: Glicose ≤ 54 mg/dL e > 50 mg/dL: Faixa de hipoglicemia clinicamente importante e, portanto, que deve ser reportada.

Nível 3: Glicose ≤ 50 mg/dL: Indica hipoglicemia grave, sendo comumente acompanhada por déficit cognitivo, requerendo administração glicêmica para recuperação cognitiva.

Veja também: ‘Hipoglicemia é associada a aumento da mortalidade em pacientes hospitalizados

Na prática médica, esta padronização implica em pouco impacto direto. A intenção da padronização, na verdade, é que os diversos estudos de uso de insulinas, hipoglicemiantes e novas tecnologias sigam a mesma padronização do que deve ou não ser considerada uma hipoglicemia clinicamente importante, visto que este é um parâmetro fundamental a ser considerado no acompanhamento terapêutico de pacientes com diabetes.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências Bibliográficas:

  • International Hypoglycaemia Study Group. Glucose Concentrations of Less Than 3.0 mmol/L (54 mg/dL) Should Be Reported in Clinical Trials: A Joint Position Statement of the American Diabetes Association and the European Association for the Study of Diabetes. Diabetes Care 2016 Nov; dc162215.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar