O que devo lembrar sobre amaurose fugaz?

Amaurose fugaz descreve uma perda visual transitória. Em adultos, na maioria dos casos, a amaurose é resultado de uma oclusão ou estenose.

O termo amaurose fugaz é utilizado para descrever uma perda visual transitória. Em adultos, em grande parte dos casos, a amaurose é resultado de uma oclusão ou estenose na circulação da artéria carótida interna. Tromboembolismo originário da circulação carotídea, assim como a hipoperfusão causada por estenose, são os mecanismos possíveis.

Leia também: Blog do Whitebook: novos conteúdos no Atlas de Oftalmologia e de Radiologia

O que devo lembrar sobre amaurose fugaz?

Quais são os fatores de risco?

A amaurose fugaz ocorre principalmente em pacientes acima dos 50 anos que têm fatores de risco vasculares incluindo hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia, tabagismo, episódios prévios de ataque isquêmico transitório, doença cardíaca e claudicação, uso de cocaína. O risco de infarto hemisférico em pacientes com amaurose fugaz é estimado em 2% ao ano e 3% ao ano para os que se apresentam com embolia retiniana.

Por que ocorre?

Em relação a fisiopatologia, a amaurose pode ocorrer não só associada ao tromboembolismo, mas por hipoperfusão, vasoespasmo, viscosidade aumentada (como na leucemia e no mieloma multiplo) e na doença cerebrovascular ateroesclerótica.

A perda de visão é geralmente unilateral, indolor e transitória. Na maior parte dos casos demora de poucos segundos a minutos. A perda pode envolver todo o campo visual ou ser parcial. O paciente pode ter um ou múltiplos episódios. Em qualquer pessoa acima dos 60 anos apresentando mais de um episódio, deve ser suspeitada a arterite de células gigantes.

O que encontramos no exame?

Durante o exame oftalmológico pode ser vista a placa de colesterol dentro do vaso retiniano, conhecida como placa de hollenhorst. Dependendo da extensão da isquemia retiniana resultante, pode se desenvolver a oclusão da artéria central da retina ou de um ramo. Em alguns pacientes, particularmente os com síndrome ocular isquêmica, a exposição a luzes brilhantes pode provocar os episódios.

Esses pacientes podem ter queda da acuidade visual com a progressão da doença. O olho afetado pode ter injeção episcleral e mínima reação de câmara anterior. Pressão intraocular pode ser normal ou baixa devido a perfusão diminuída no corpo ciliar (que é responsável pela produção do aquoso). A fundoscopia demonstra vasos retinianos tortuosos e dilatados com estreitamento arteriolar e hemorragias em pontos e manchas na média periferia.

Com a hipoperfusão persistente, a isquemia progride e podemos ter neovascularização de íris, ângulo, retina e disco óptico.

Saiba mais: Covid-19: 7 meses falando de coronavírus e o que temos em relação à oftalmologia? 

Quais são os diagnósticos diferenciais da perda visual unilateral?

  • Oclusão de veia/artéria central da retina;
  • Arterite de células gigantes;
  • Epilepsia;
  • Anemia falciforme;
  • Esclerose múltipla;
  • Papiledema

Se a amaurose fugaz não for diagnosticada e tratada o paciente tem um risco aumentado de infarto no futuro. Muitos pacientes não tratados com placas significativas irão desenvolver um evento maior em até 12 meses. Os pacientes submetidos a endarterectomia carotídea têm um bom prognóstico, porém o risco de eventos cardíacos adversos ainda existe.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades