O que é a cefaleia numular (em forma de moeda)?

A cefaleia numular é uma das várias síndromes de dor de cabeça relativamente incomuns, que pode ocorrer de forma primária ou secundária.

A cefaleia numular (também conhecida como cefaleia em forma de moeda) é uma das várias síndromes de dor de cabeça relativamente incomuns, que podem ocorrer de forma primária ou secundária de processos potencialmente malignos. A avaliação cuidadosa das causas subjacentes é fundamental.

Leia também: O que é a “cefaleia do sorvete”?

Representação gráfica do cérebro humano, que sofre com a cefaleia numular

Dor na cefaleia numular

Dores de cabeça numulares são geralmente de intensidade leve a moderada e restritas a uma área redonda ou elíptica de 2 a 6 cm de diâmetro. A área mais afetada é a região parietal. A dor é contínua ou intermitente, embora em uma grande minoria de casos, remissões espontâneas com duração de semanas a meses possam ocorrer.

Sobreposta a esse quadro, pode ocorrer dor lancinante que inicialmente dura segundos, mas pode aumentar gradualmente sua duração para minutos ou horas. Não é acompanhada por náusea, vômito, sensibilidade à luz ou ao som, rinorreia, lacrimação, injeção conjuntival ou sintomas neurológicos focais. A área afetada pode ser alodínica, parestésica ou hiperestética.

Embora sua fisiopatologia seja incerta, cefaleia numular pode ser neuralgia de um ramo terminal do nervo trigêmeo.

O diagnóstico diferencial inclui cefaleias primárias (idiopática), que, diferentemente da numular, tende a ser multifocal e com localização variável. Também inclui nessa lista, secundária de lesões ósseas cranianas causadas por câncer metastático, mieloma múltiplo, doença óssea de Paget ou osteomielite.

Saiba mais: Uma visão geral sobre a “Cefaleia em Trovoada”

Patologias secundárias e tratamento

Dentre as patologias secundárias que podem envolver localmente a calota craniana, dolorosas ou não, temos o histiocitoma maligno; o mieloma múltiplo; a doença de Paget; o granuloma eosinofílico e as lesões metastáticas de neoplasia prostática e de mama.

O tratamento com gabapentina é efetivo transitoriamente. Há também relato de caso de tratamento bem-sucedido com indometacina, no entanto, a dor de cabeça numular geralmente se torna refratária a todas as terapias profiláticas e analgésicas padrão.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.