O que é preciso saber sobre o gás sarin

Sarin é um produto químico altamente venenoso, que age interferindo com sinalização dentro do sistema nervoso e causando a morte.

Sarin é um produto químico altamente venenoso, que age interferindo com a sinalização dentro do sistema nervoso e causando a morte. O gás tem sido cada vez mais utilizado em ataques terroristas.

Separamos algumas informações importantes sobre as origens, efeitos e tratamento do produto químico:

1. Originalmente um pesticida

Segundo o Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, Sarin foi desenvolvido em 1938 na Alemanha, inicialmente como um pesticida. Sarin, juntamente com alguns pesticidas e agentes nervosos, pertence a uma família de produtos químicos chamados organofosforados.

O sarin foi proibido pela Convenção sobre Armas Químicas em 1997.

2. Claro e incolor

Em sua forma líquida, o sarin é claro, incolor, inodoro e insípido. O produto químico pode evaporar, sendo “respirado” por pessoas próximas. Durante um ataque que aconteceu na Síria no dia 4 de abril deste ano, o sarin foi espalhado durante um ataque com bomba.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

3. Produto químico venenoso

O sarin age bloqueando a enzima das junções neuromusculares do corpo humano que desativa a acetilcolina, molécula de sinalização nervosa.

Sem essa “desativação”, a acetilcolina estimula repetidamente os receptores das células nervosas. Isso pode levar a acetilcolina a acumular-se nos músculos, causar espasmos excessivos e, em seguida, resultar em paralisia e, eventualmente, a morte.

O produto químico também pode atingir a mesma enzima nas glândulas, o que pode levar à liberação excessiva de fluidos. Por esta razão, pessoas expostas ao sarin (pelo contato ou inalação) podem experimentar diarreia, excesso de fluidos decorrentes dos olhos, narizes, bocas, glândulas sudoríparas e do trato urinário.

4. Tratamento

Dependendo da rota e dos níveis de exposição, sarin pode causar sintomas em poucos segundos. Indivíduos expostos ao produto devem se descontaminar rapidamente, removendo suas roupas, lavando a pele com água e sabão e boca e os olhos com água.

Para pacientes que sofrem de espasmos e paralisia, a atropina, que bloqueia receptores de acetilcolina, poupa os músculo do corpo de estimulação excessiva. A pralidoxima remove o sarin da enzima que impede a acumulação de acetilcolina. No entanto, ambos os medicamentos devem ser administrados em até 10 minutos após a exposição para ser eficaz.

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags