O que estudar para a segunda fase do Revalida?

Descubra o que estudar para a segunda fase do Revalida e faça a direcione sua fase preparatória para a prova prática de habilidades clínicas

A segunda fase do Revalida, onde ocorre a prova prática de habilidades clínicas, costuma ser o momento mais desafiador para os candidatos.

Ser colocado à prova todo o seu conhecimento, em uma simulação realista de um atendimento médico, e com os examinadores do seu lado, requer um bom controle emocional e domínio de conteúdo para dar certo.

E quando se dimensiona a importância de ir bem nessa prova, e o que se tem a perder – ou será necessário postergar – caso não dê certo, o medo e a ansiedade aparecem, tornando ainda mais difícil que o candidato se organize e tenha estratégias de estudo efetivas.

Sabemos que nesse momento é fundamental que você tenha um bom suporte por trás para te ajudar nessa trajetória, e pensando nisso, separamos alguns pontos importantíssimos para que você saiba como, e o que estudar, para a prova prática de habilidades clínicas.

Leia também: Colecistite: o que saber para as provas do Revalida

Como funciona a segunda fase do Revalida?

Para que o médico graduado no exterior possa trabalhar no Brasil, é necessário que seja aprovado em um dos processos de revalidação do diploma que ocorrem no país.

No momento os candidatos têm a oportunidade de revalidar o diploma por meio do Revalida Inep, do Revalida UFMT, além de o recentemente lançado Revalida UNIRG.

O processo como um todo é difícil, e demanda uma grande preparação do candidato, mas a segunda fase requer um olhar ainda mais dedicado.

Nesta etapa, o candidato não somente precisa ter domínio do conteúdo teórico, mas ter firmeza e segurança para aplicá-lo, pois será avaliada a sua prática e a sua habilidade diante de situações clínicas.

Durante a prova, o candidato passará por 10 estações e ao longo do atendimento realizado em cada uma delas, será preenchido um checklist avaliativo.

Os temas abordados, assim como na prova teórica, estão baseados nas 5 grandes áreas da Medicina, que são: Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina da Família e Comunidade.

E como você deve estudar para a prova prática?

Foque nos temas mais incidentes

Nessa fase é importante focar nos conteúdos que mais caem nas provas para investir seu tempo no treinamento prático sobre eles. Mas identificar quais são esses temas nem sempre é fácil.

Para isso, a Medcel utilizando de recursos de ponta e sempre buscando o melhor para seus alunos, fez um levantamento dos temas de maior incidência nas provas de revalidação dos últimos 5 anos, sendo inclusive o foco do Treinamento para a Prova Prática do Revalida (TPP Revalida), um curso de 4 dias 100% prático para que você conquiste a sua aprovação.

E para que você comece a se organizar, alguns dos principais temas cobrados nas provas, divididos por áreas, são:

➔ Pediatria:

  • Infecção respiratória
  • Aleitamento materno
  • Doença alérgica na Infância
  • PCR na criança

➔ Cirurgia:

  • Abdome agudo: Colecistite
  • Abdome agudo: Apendicite
  • Abdome agudo: Úlcera péptica perfurada.
  • Ferimento penetrante de abdome

➔ Clínica Médica:

  • Sepse/BCP
  • Asma
  • AVC
  • Cetoacidose Diabética

➔ Saúde Coletiva:

  • Covid-19 e as doenças de notificação compulsória
  • Atestado de Óbito
  • HIV
  • Hanseníase

➔ Ginecologia e Obstetrícia:

  • Dor abdominal aguda ginecológica: DIP
  • Coleta de colpocitologia oncótica: interpretação de resultado
  • Exame físico mamário: interpretação de mamografia
  • Iminência de eclâmpsia

Inclusive, para te ajudar ainda mais, preparamos um e-book gratuito com tudo o que você precisa saber sobre o o TPP Revalida. Lá, você encontratá a lista com esses e muitos outros temas que são cobrados com frequência na prova, bem como outras dicas de preparação.

Treinos eficientes

A etapa, como o próprio nome já nos sugere, é prática, ou seja, a melhor forma de você estudar é praticando. Mas como?

Um estudo bem direcionado, nessa fase, é fundamental para que você consiga treinar todos os principais pontos que poderão cair na prova, portanto, foque nos assuntos que possuem a maior probabilidade de serem cobrados, e treine cada detalhe do atendimento caso se depare com algum deles.

E quando falamos em treinar, é importante destacar que isso deve ser feito desde a sua recepção ao paciente, a cortesia no atendimento, a sua forma de apresentação enquanto médico, bem como a sondagem, resolução do problema e encerramento da consulta de forma adequada. Tudo conta no momento da avaliação.

E a melhor forma de você se preparar para a parte prática é fazendo simulações de atendimento. Simulações monitoradas, guiadas por educadores e especialistas da área, com experiência nesse modo de avaliação, para que você tenha a melhor preparação possível.

É fundamental que você consiga simular as estações de avaliação enquanto você estuda para a segunda etapa, inclusive com a possibilidade de manejo de dispositivos médicos, e simuladores de pacientes.

O caso que lhe será apresentado no momento da prova será uma simulação da realidade, então você precisa se dedicar aos treinamentos dos casos, focando também no preenchimento do checklist, para que no dia você esteja apto em todas as estações.

Entenda como funciona a prova

Também faz parte do processo de estudo compreender minuciosamente como funciona todo o processo de avaliação da prova prática.

Saber como você será avaliado permite que você se prepare melhor para aquele momento. Quando vamos para um caminho sem direcionamento, é muito fácil se perder no grande número de informações que temos disponíveis.

O TPP Revalida

Sabemos que seguir todos os passos anteriores parece difícil. E foi por isso que a Medcel desenvolveu um treinamento voltado diretamente para o treinamento para a segunda fase do Revalida.

Amparado por uma equipe de profissionais especializados da área da saúde, e professores renomados, nossos alunos terão acesso à simulação em saúde.

Trata-se de uma estratégia de ensino, desenvolvida em um ambiente seguro, e que permite que nossos alunos repliquem as suas práticas reais, guiados por educadores, e simulem com alto realismo, as estações que serão apresentadas no dia da fase prática.

O curso fornece a oportunidade de não somente treinar os casos, mas de ter acesso aos equipamentos médicos, e preenchimento do checklist, para que a experiência seja o mais próximo possível do que irá encontrar no dia da avaliação.

A Medcel entende a importância de se alcançar a revalidação do diploma e está preparada, desde a equipe multidisciplinar disponível, às formas diversificadas de disponibilização dos materiais de estudo, para te acompanhar durante toda a sua trajetória até a aprovação.

Conteúdo criado em parceria com a Medcel, empresa especialista em cursos preparatórios para Residência Médica, Revalidação e Título.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.