O que fazer quando há novo AVCi mesmo com o uso de aspirina?

O que fazer quando há novo acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi) mesmo com o uso de aspirina? O American College of Cardiology publicou quatro keypoints para orientar os profissionais de saúde nesses casos. São eles: 1. A melhor terapia antiplaquetária após o paciente ter um AVCi ou ataque isquêmico transitório (AIT) durante a monoterapia com aspirina ainda …

O que fazer quando há novo acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi) mesmo com o uso de aspirina? O American College of Cardiology publicou quatro keypoints para orientar os profissionais de saúde nesses casos. São eles:

1. A melhor terapia antiplaquetária após o paciente ter um AVCi ou ataque isquêmico transitório (AIT) durante a monoterapia com aspirina ainda é incerto.

2. Uma meta-análise de cinco estudos relevantes de coorte e randomizados controlados (recrutando 8.723 pacientes) descobriu que a adição de um agente antiplaquetário à monoterapia com aspirina ou mudança para outra terapia antiplaquetária foi associada a um risco reduzido de 32% de eventos cardiovasculares adversos maiores ([HR] 0,68; [IC] de 95%, 0,54-0,85).

3. Uma meta-análise de quatro estudos relevantes de coorte e randomizados controlados (n = 4.491 pacientes) descobriu que a adição de um agente antiplaquetário à monoterapia com aspirina ou mudança para outra terapia antiplaquetária foi associada a um risco reduzido de 30% de AVC isquêmico ou hemorrágico recorrente ([FC] 0,70; [IC] de 95%, 0,54-0,92).

4. Estes resultados sugerem um benefício em mudar o regime antiplaquetário em pacientes com AVCi ou AIT que estão em monoterapia com aspirina. Um ensaio controlado randomizado de diferentes estratégias antiplaquetárias em pacientes AIT/AVC que não tiveram sucesso com a aspirina é indicado antes da mudança nos guidelines.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Referências:

  • Antiplatelet Regimen for Patients With Breakthrough Strokes While on Aspirin: A Systematic Review and Meta-Analysis. Stroke 2017;Jul 12:[Epub ahead of print].

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags

AAS