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“Por favor, descreva o seu médico na consulta de hoje em duas palavras”, através dessa simples pergunta, pesquisadores realizaram um estudo para identificar a percepção dos pacientes sobre seus atendimentos. Os resultados foram publicados em um artigo no JAMA Surgery.
O questionário foi aplicado em pacientes de 716 médicos de um grande centro médico acadêmico americano. As repostas foram analisadas por um software, que desenvolveu uma nuvem de palavras.
As características citadas mais vezes de forma positiva foram:
- Bem informado
- Afetuoso
- Profissional
- Excelente
- Competente
As características citadas mais vezes de forma negativa foram:
- Apressado
- Afobado
- Ocupado
- Frio
- Rude
Como atender melhor seu paciente?
Em uma reportagem recente na revista Family Practice Management, o Prof Thomas Egnew, da Universidade de Washington e com doutorado em educação médica, descreveu sete habilidades importantes para o médico. São elas:
- Foque no paciente que está a sua espera
- Conecte-se ao paciente
- Avalie o sofrimento causado pela doença
- Comunique-se bem
- Transmita confiança, paz e conforto.
- Permita-se rir um pouco
- Tenha empatia
Veja também: ‘Quais são as características de um ‘bom médico’?’
Referências:
- Brandon Singletary, Nisha Patel, Martin Heslin. Patient Perceptions About Their Physician in 2 WordsThe Good, the Bad, and the Ugly. JAMA Surg. 2017;152(12):1169–1170. doi:10.1001/jamasurg.2017.3851