O que preciso saber sobre o teste da “nuquinha”?

No campo da obstetrícia a ultrassonografia tem se fortalecido. Nesse contexto, conheceremos a translucência nucal, conhecido teste da “nuquinha”.

Desde o início de sua aplicação na medicina, a ultrassonografia se consolida como uma ferramenta propedêutica fundamental e valiosa na prática médica. Na maioria das vezes, é o principal exame complementar solicitado e sua aplicabilidade abrange várias áreas. Contudo, é no campo da obstetrícia que tem se fortalecido cada vez mais. Nesse contexto, conheceremos a translucência nucal (TN) ou popularmente conhecido, teste da “nuquinha”.

Durante a gestação, o ultrassom permite a identificação da maioria das anormalidades fetais identificáveis ainda na vida intraútero. Diante desse fato é possível que a equipe multiprofissional que acompanha essa gestação esteja apta a formular estratégias de tratamento mais eficazes diante de um diagnóstico de alteração anatomofuncional.

As intervenções poderão ser realizadas, por exemplo, no momento do parto, no pós-parto imediato ou, até mesmo, precocemente ainda intraútero. Nesse caminho, a translucência nucal surge como um dos indicadores que auxiliam na análise da presença ou não de anormalidades.

A avaliação da TN ocorre através da ultrassonografia obstétrica ainda de primeiro trimestre. Portanto, deve ser solicitada como o primeiro ultrassom, devendo ser realizado até, no máximo, a 14ª semana de gestação. Vale ressaltar, no entanto, que a esse exame inicial avalia também, entre outros fatores, a idade gestacional e a viabilidade da gestação, sendo importante deixar claro na solicitação a necessidade de avaliar a TN. O intervalo ideal ainda continua sendo entre a 11ª semana até 13ª semana e seis dias de gestação. O valor de referência que indica normalidade é de até 2,5 mm.

Mais do autor: O clínico deve utilizar ultrassonografia na emergência?

Uma revisão feita para avaliar a contribuição da ultrassonografia de primeiro trimestre apontou que a TN aumentada é uma expressão fenotípica que resulta de uma série de processos fisiopatológicos diferentes, os quais podem ter como fatores desencadeantes: defeito ou falência cardíaca; anomalias no sistema linfático; composição alterada da matriz extracelular da derme; compressão do mediastino por malformações na caixa torácica ou conteúdos intratorácicos anômalos; anemia; hipoproteinemia e infecções – parvovírus B19.

Esse mesmo estudo aponta também que, em fetos cromossomicamente normais, a prevalência de óbito espontâneo aumenta exponencialmente com a espessura da TN. Fetos com TN entre os percentis 95 e 99 apresentam um risco de óbito de 1,3%; quando a TN mede de 3,5 e 4,5 mm, o risco é de 2,7%; e fetos com TN maior ou igual a 6,5 mm apresentam risco de óbito de 19%56,57.

As chances de uma gestação evoluir sem anormalidades ou qualquer tipo de complicação são de aproximadamente 70% quando a medida da TN se encontra entre 3,5 e 4,4 mm; 50% entre 4,5 e 5,4 mm; 30% se estiver entre 5,5 e 6,4 mm; e 15% quando tiver 6,5 mm ou mais.

Leia também: Ultrassom: como e quando solicitar? Veja 5 indicações

Nesse caminho, ressalta-se que é de suma importância uma avaliação mais detalhada do feto ainda no primeiro trimestre. A TN então se coloca como um excelente indicador da presença de anormalidade ou não. Assim, o médico que acompanha consultas de pré natal deve estar atento para melhor conduzir suas gestantes, deixando o período gestacional e o parto ambientes de maior segurança tanto para a gestante quanto para seu filho.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.