O que sabemos sobre manifestações oftalmológicas na varíola dos macacos?

Com quadro similar à varíola, a varíola dos macacos apresenta manifestações oftalmológicas já em seus estágios iniciais.

Com quadro similar à varíola, a varíola dos macacos, (vírus monkeypox, pertencente ao gênero Orthopox e à família I Poxviridae), apresenta manifestações oftalmológicas já em seus estágios iniciais. Isso diferencia a varíola dos macacos da varíola e da catapora. As lesões aparecem inicialmente como máculas, que evoluem para pápulas e depois vesículas e pústulas envolvendo a pele periorbital e orbital frequentemente, lembrando o rash do zóster. Foram relatadas manifestações oftalmológicas associadas ao monkeypox em artigo publicado na revista Eye no dia 27 de junho.

manifestações oftalmológicas

Resultados

Os sintomas são similares à catapora e o período de incubação é de cinco a 21 dias. A conjuntivite e o edema de pálpebras são comuns (mais de 20% dos pacientes afetados). Lesões focais na conjuntiva e ao longo das margens das pálpebras foram vistas com maior incidência entre pacientes não vacinados com MPXV confirmada. Pacientes nos quais foi reportada conjuntivite têm maior frequência de outros sintomas como náusea, sudorese, úlceras orais, dor de garganta, fadiga, linfadenopatia e fotofobia se comparados com aqueles sem conjuntivite. A infecção da conjuntiva também foi preditora de gravidade. Quarenta e sete porcento dos pacientes com conjuntivite reportou ter ficado de cama e 16% não reportaram o sintoma. O envolvimento corneano variou entre leve e grave. Infecções corneanas graves e perda de visão permanente também foram reportadas. Cegueira unilateral ou bilateral foram observadas em 10% dos casos primários e 5% dos secundários.

Leia também: Cientistas do Reino Unido alertam para dois novos sintomas da varíola dos macacos

Mensagem prática

Oftalmologistas devem estar atentos a queixas oculares que se sigam a um quadro de MPXV. Manifestações como conjuntivite, blefarite, ceratite e lesões corneanas devem ser consideradas como possíveis manifestações associadas a MPXV. A linfadenopatia pré auricular também tem sido usada para diferenciar a monkeypox da varíola e da catapora. Como as alterações tem sido mais comum em não vacinados, deve se encorajar a vacinação contra varíola em grupos de risco.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo