O que você pode fazer para evitar que seus pacientes faltem a consulta?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Sua agenda está lotada, mas o que prometia ser um dia muito produtivo de trabalho, se transforma em longos períodos de espera, porque vários pacientes não compareceram. Que médico nunca passou por isso? Existem algumas técnicas que você pode tentar para evitar esse tipo de situação. Veja abaixo:

500x120-amarelo

“O que não se mede, não se sabe”

Entre em contato com todos os pacientes que não compareceram à consulta. Pergunte o motivo e analise como aquilo poderia ter sido evitado. Busque por tendências, como:

  • Tem algum dia em que as pessoas faltam com mais frequência?
  • Existe alguma relação entre a antecedência com que a consulta é marcada?
  • Tem a ver com a espera no consultório?

Entenda porque seus pacientes estão faltando e crie estratégias a partir disso. O paciente faltou porque o médico atrasa muito as consultas? Resolva essa questão e informe as mudanças para ele.

E, por falar nisso, não deixe seus pacientes esperando

Ninguém gosta de ficar mais de 20 minutos esperando por uma consulta. Valorize seus pacientes e cumpra os horários estabelecidos sempre que possível.

Envie lembretes

Seja por e-mail, mensagem de texto ou ligação: lembre o paciente sobre a consulta, principalmente nos casos no qual ela é marcada com muita antecedência.

banner250x250

Veja também: ‘Porque alguns pacientes não estão seguindo suas orientações’

Treine seus funcionários

Sua secretária conversa com o paciente sobre a importância de comparecer às consultas agendadas? A comunicação é o primeiro passo para uma estratégia bem sucedida. Aproveite e pergunte também como ele prefere ser contactado (telefone, celular, e-mail). Comunique-se da forma mais eficiente possível.

Fale você também com o paciente

E você? Explica para o paciente por que ele não deve faltar? Converse com ele também. Peça para que ele comunique caso não possa comparecer. Essa é uma atitude simples, que traz resultados positivos para sua clínica.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar