Sua agenda está lotada, mas o que prometia ser um dia muito produtivo de trabalho, se transforma em longos períodos de espera, porque vários pacientes não compareceram. Que médico nunca passou por isso? Existem algumas técnicas que você pode tentar para evitar esse tipo de situação. Veja abaixo:
“O que não se mede, não se sabe”
Entre em contato com todos os pacientes que não compareceram à consulta. Pergunte o motivo e analise como aquilo poderia ter sido evitado. Busque por tendências, como:
- Tem algum dia em que as pessoas faltam com mais frequência?
- Existe alguma relação entre a antecedência com que a consulta é marcada?
- Tem a ver com a espera no consultório?
Entenda porque seus pacientes estão faltando e crie estratégias a partir disso. O paciente faltou porque o médico atrasa muito as consultas? Resolva essa questão e informe as mudanças para ele.
E, por falar nisso, não deixe seus pacientes esperando
Ninguém gosta de ficar mais de 20 minutos esperando por uma consulta. Valorize seus pacientes e cumpra os horários estabelecidos sempre que possível.
Envie lembretes
Seja por e-mail, mensagem de texto ou ligação: lembre o paciente sobre a consulta, principalmente nos casos no qual ela é marcada com muita antecedência.
Veja também: ‘Porque alguns pacientes não estão seguindo suas orientações’
Treine seus funcionários
Sua secretária conversa com o paciente sobre a importância de comparecer às consultas agendadas? A comunicação é o primeiro passo para uma estratégia bem sucedida. Aproveite e pergunte também como ele prefere ser contactado (telefone, celular, e-mail). Comunique-se da forma mais eficiente possível.
Fale você também com o paciente
E você? Explica para o paciente por que ele não deve faltar? Converse com ele também. Peça para que ele comunique caso não possa comparecer. Essa é uma atitude simples, que traz resultados positivos para sua clínica.
Referências: